Ferrari se pronuncia após desclassificação do 499P #50 nas 24 Horas de Le Mans

A Ferrari divulgou uma nota oficial nesta segunda-feira, 16, reagindo à desclassificação do carro #50 das 24 Horas de Le Mans de 2025. O protótipo 499P pilotado por Nicklas Nielsen, Miguel Molina e Antonio Fuoco havia cruzado a linha de chegada em quarto lugar, mas foi desclassificado após falhar na verificação técnica pós-corrida.
Porém, de acordo com a decisão dos comissários, o carro foi penalizado por uma infração técnica relacionada à asa traseira. O comunicado da Ferrari esclarece que quatro parafusos estavam ausentes no suporte central da asa, o que motivou a decisão da FIA. A fabricante italiana destacou que os outros dois carros do modelo 499P — o #83. Além do vencedor da prova, o #51, terceiro colocado — foram aprovados na inspeção sem qualquer irregularidade.
Ferrari se pronuncia
“A irregularidade envolveu a ausência de quatro parafusos no suporte central da asa traseira”, diz a nota oficial. “Durante o último pit stop do #50, às 15h23 do domingo, 15, um mecânico da equipe Ferrari – AF Corse notou que apenas um dos parafusos estava faltando.”
Nesse sentido, a Ferrari defende que, mesmo com a perda dos parafusos restantes nos 37 minutos finais da corrida, não houve qualquer ganho de desempenho ou impacto no resultado final. Segundo os comissários, o registro da velocidade máxima do carro #50 ocorreu nas últimas sete voltas. Aliás, quando seguia de perto o carro irmão #51 — fator que, segundo a equipe, invalida qualquer argumento de vantagem técnica indevida.
Além disso, apesar da surpresa com a decisão, a Ferrari reafirmou sua confiança na integridade da equipe e no respeito às normas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC).
“Com plena confiança nos regulamentos, mesmo que o incidente não tenha oferecido vantagem competitiva nem comprometido a segurança de pilotos ou concorrentes. A Ferrari já trabalha focada nas próximas etapas da temporada”, diz o texto. A próxima corrida acontece em julho, no Brasil.
Mesmo com o revés, a Ferrari mantém a liderança do Campeonato de Construtores do WEC com 172 pontos. No Mundial de Pilotos, Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi seguem na ponta com 105 pontos. Isso, à frente de Robin Frijns, Robert Kubica e Louis Delétraz (89 pontos), e do trio desclassificado Fuoco–Molina–Nielsen, que soma 57 pontos.