bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Ferrari prepara versão Evo do 296 GT3 para 2026

A Ferrari está desenvolvendo uma versão Evo do seu modelo 296 GT3 para 2026, segundo revelou Ferdinando Cannizzo, chefe de carros de corrida de resistência da marca italiana. Após dois anos de sucesso com o 296 GT3, que inclui vitórias nas icônicas 24 Horas de Nürburgring e as 24 Horas de Daytona, a fabricante optou por não realizar atualizações significativas para a temporada de 2025.

Aliás, em declarações recentes, Cannizzo confirmou que o modelo manterá suas especificações atuais no próximo ano. Porém, sinalizou que uma evolução poderá ser lançada em 2026. “Claramente, no ano que vem manteremos o carro como está”, afirmou o executivo. “Estamos trabalhando em algo novo e ainda avaliando se será o momento certo para lançar modificações no carro.”

Entre as áreas de desenvolvimento destacadas estão melhorias aerodinâmicas, dirigibilidade e reforços na confiabilidade. Nesse sentido, Cannizzo apontou que foram identificadas oportunidades para aperfeiçoar a aerodinâmica e otimizar a sensibilidade do carro em pista. Além disso, certos sistemas estão sendo revisados para assegurar um desempenho mais consistente e evitar problemas de durabilidade. “Essas são as áreas nas quais estamos focados”, explicou ele. “Não prevemos grandes mudanças no motor. A maior parte do carro permanecerá a mesma, com atenção especial às áreas que precisam ser melhoradas.”

Ferrari com fortes adversários

A Ferrari manterá suas especificações atuais no próximo ano, mas sinalizou que uma evolução está em andamento e poderá ser lançada em 2026
(Conmcorrência forte na classe GT3. Foto: Ferrari)

Além disso, a chegada de novos modelos GT3 ao mercado em 2026, como os da Lamborghini, Lexus e Mercedes-AMG, pode ditar o momento ideal para a atualização da Ferrari. A BMW, por sua vez, já está pronta para estrear seu M4 GT3 EVO em 2025. Para Cannizzo, o ano de 2026 representa uma oportunidade estratégica para o 296 GT3 se posicionar frente aos novos concorrentes.

“Acho que 2026 provavelmente será o ano certo para essa atualização”, disse Cannizzo. Ele acrescenta que o objetivo é manter o carro uma opção para clientes. “Pode ser o momento certo. Ainda não está decidido, mas há uma grande probabilidade de que seja.”

Por fim, com o foco nas áreas críticas de melhoria e acompanhando o ritmo do mercado, a Ferrari pretende garantir que o 296 GT3 continue competitivo e atraente para as equipes de clientes ao redor do mundo.