bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Ferrari perde a pole para as 6 Horas de Spa

A Ferrari perdeu a pole position nas 6 Horas de Spa-Francorchamps depois que seu carro #50 foi considerado abaixo do peso após a sessão de qualificação desta sexta-feira, 10.

Antonio Fuoco conquistou a segunda pole consecutiva ao volante da Ferrari 499P que divide com Nicklas Nielsen e Miguel Molina. Batendo o Penske Porsche 963 de Matt Campbell por 0,507 segundos no Hyperpole.

Porém, um relatório dos comissários divulgado na noite revelou que o carro vencedor da pole não cumpria os regulamentos de peso mínimo.

Resultado atualizado

Um comunicado divulgado pela Ferrari disse que o #50 estava cerca de um quilo abaixo do peso, com a discrepância atribuída a uma mudança de componente na traseira após uma colisão com outro carro na terceira sessão de treinos livres da manhã de sexta-feira.

A penalidade é a desclassificação da qualificação, com todos os tempos de volta definidos por Fuoco tanto no Hyperpole quanto na primeira qualificação excluídos.

Sendo assim, o Porsche #5 de Campbell, Frederic Makowiecki e Michael Christensen é agora o pole. Ficando à frente do Cadillac V-Series.R partilhado por Alex Lynn e Earl Bamber e do Proton Competition Porsche de Neel Jani e Julien Andlauer.

Notavelmente, como resultado, a organização Penske conquistou sua 100ª pole em corridas de carros esportivos.

O principal representante da Ferrari no grid é agora o carro #83 da AF Corse, em oitavo. Fuoco, Nielsen e Molina largarão na corrida de sábado na retaguarda do grid de 19 carros da classe Hypercar.

Além da Ferrari, United Autosports perde posição na primeira fila na classe GT3

Além disso, o McLaren 720S GT3 Evo #95 da United Autosports também foi desclassificado por uma infração semelhante, perdendo o segundo lugar no grid da classe GT3.

Josh Caygill colocou o McLaren #95 na primeira fila, atrás da pole da classe, Sarah Bovy, mas o carro foi considerado não apenas abaixo do peso, mas também com uma distribuição de peso incorreta nas verificações pós-qualificação.

Isso significa que o carro que Caygill compartilha com Nico Pino e Marino Sato vai para o final do grid.

Em um comunicado fornecido à Sportscar365, a United Autosports escreveu que o carro #95 “involuntariamente não estava em conformidade com os regulamentos de peso”.

“Aceitamos as conclusões da FIA e da ACO e investigaremos completamente”, acrescentou a equipe anglo-americana.

Por fim, o BMW de Valentino Rossi, Maxime Martin e Ahmad Al Harthy é promovido a um lugar na primeira fila. Enquanto o Manthey EMA Porsche 911 GT3 R de Yasser Shahin, Morris Schuring e Richard Lietz herda o terceiro lugar.