Ferrari ocupa as três posições do pódio na abertura do WEC no Catar; TF Sport triunfa na LMGT3

A Ferrari começou a temporada 2024 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) com vitória na etapa de abertura, realizada no Catar. A equipe do #50, formada por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, conquistou o primeiro lugar após uma disputa estratégica entre os três carros da marca italiana. A prova ocorreu nesta sexta-feira, 28.
Disputa intensa até as voltas finais
Durante a segunda metade da prova, a Ferrari se manteve na liderança, mas a definição do vencedor só veio nos momentos finais. O carro #83, pilotado por Robert Kubica, assumiu a ponta após a penúltima rodada de pit stops, ao não trocar pneus e ganhar tempo na parada. Enquanto isso, o carro #50 optou por dois pneus novos e entregou o volante a Fuoco.
Na parada final, nenhuma das duas Ferrari líderes trocou pneus, mas o carro #83 precisou de um reabastecimento mais longo, permitindo que Fuoco reassumisse a liderança. Alessandro Pier Guidi, que havia assumido o carro #51 de James Calado e contava com dois pneus novos, iniciou uma perseguição intensa nos minutos finais.
Pier Guidi chegou a pressionar Kubica nas últimas voltas, mas sem sucesso, garantindo a Fuoco uma vantagem crucial. O italiano cruzou a linha de chegada com 2,3 segundos de vantagem sobre Kubica, apesar de a diferença ter sido superior a cinco segundos no início da volta final.
BMW supera Toyota e Cadillac se recupera
Ver essa foto no Instagram
Fora do pódio, o BMW M Hybrid V8 #15, pilotado por Dries Vanthoor, Raffaele Marciello e o estreante no WEC Kevin Magnussen, terminou em quarto lugar, superando os dois Toyota GR010 Hybrid, que ficaram na quinta e sexta posições. O carro #8 de Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa terminou à frente da máquina #7, guiada por Kamui Kobayashi, Mike Conway e Nyck de Vries.
O Cadillac #12 da Hertz JOTA, tripulado por Alex Lynn, Will Stevens e Norman Nato, recuperou-se de uma colisão no início da prova e terminou em oitavo lugar. O Peugeot #93 e o Porsche Penske Motorsport #5 completaram o top 10.
Já a Alpine teve uma estreia difícil, com seus dois A424 terminando em 13º e 14º. A Heart of Racing Team conseguiu levar um de seus dois Aston Martin Valkyries até o fim, com o carro #009 finalizando em 17º. O modelo #007 foi o único Hypercar a abandonar, devido a problemas na transmissão.
TF Sport supera United Autosports no LMGT3

Na classe LMGT3, a TF Sport conquistou uma vitória emocionante com seu Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #33. Dani Juncadella segurou a pressão do McLaren 720S GT3 Evo da United Autosports, guiado por Gregoire Saucy, para garantir a vitória por apenas 0,493 segundos.
Juncadella, que dividiu o carro com Ben Keating e Jonny Edgar, manteve o controle da prova nos momentos finais, resistindo à perseguição de Saucy. A disputa se intensificou após a penalização de cinco segundos ao Lexus RC F GT3 #78 da Akkodis ASP. Ele vinha como forte candidato à vitória.
O último lugar no pódio ficou com o BMW M4 GT3 EVO #31 da WRT, pilotado por Augusto Farfus, Timur Boguslavskiy e Yasser Shahin. A ultrapassagem decisiva na última volta permitiu ao trio superar o Lexus #87 e a Ferrari 296 GT3 #21 da AF Corse.
Por fim, diferente da edição do ano passado, a prova de 1.812 km do Catar não completou a distância total programada de 335 voltas. Ela encerrando-se no limite de tempo de dez horas, com 318 voltas completadas.