bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Ferrari lidera no WEC, mas Cadillac quebra hegemonia

Cinco etapas já foram disputadas no Campeonato Mundial de Endurance da FIA 2025 (FIA WEC), e a Ferrari segue na frente na briga pelo título da classe Hypercar. No entanto, a vitória inédita da Cadillac no Brasil mostrou que a disputa pela coroa mais cobiçada do endurance mundial está longe de ser decidida.

Ferrari abre a temporada com força, mas sofre reveses

A Ferrari começou de forma dominante no Catar, quando a Ferrari AF Corse #50, guiada por Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina, brilhou nos 1.812 km de Lusail. O trio colocou o 499P entre os favoritos após uma atuação sólida que garantiu o primeiro pódio da temporada.

Mas a sequência foi turbulenta:

  • Em Ímola, uma punição por exceder os limites de pista e um furo de pneu frustraram a equipe, que terminou apenas em 15º.

  • Nas 24 Horas de Le Mans, a desclassificação por uma infração técnica anulou o quarto lugar conquistado em pista.

Com isso, o carro #50 caiu para a quarta posição no campeonato.

Cadillac faz história em Interlagos

O destaque do mês passado foi a vitória histórica da Cadillac Hertz Team JOTA em Interlagos. O carro #12 de Alex Lynn, Will Stevens e Norman Nato conquistou o triunfo e ainda liderou a dobradinha com o #38, pilotado por Earl Bamber, Sébastien Bourdais e Jenson Button.

Após boas classificações no Catar e em Le Mans, a vitória no Brasil consolidou o crescimento da Cadillac, que agora é vista como séria candidata a disputar o título, especialmente com a próxima etapa marcada para os Estados Unidos (COTA).

Porsche e Toyota em busca de recuperação

A Porsche Penske Motorsport ainda busca consistência. O 963 #6, com Kévin Estre, Laurens Vanthoor e Matt Campbell, garantiu o segundo lugar em Le Mans. Já o #5 alcançou o pódio em São Paulo, mas a equipe alemã soma apenas dois pódios em cinco corridas.

A situação é ainda mais delicada para a Toyota, atual campeã de construtores do WEC. Pela primeira vez em anos, a marca japonesa ainda não subiu ao pódio em 2025, marcando uma queda surpreendente no desempenho.

BMW, Alpine, Peugeot e Aston Martin mostram evolução

Apesar da luta intensa entre Ferrari e Cadillac, outras marcas também se destacaram:

  • BMW venceu em Ímola com o M Hybrid V8 #20.

  • Alpine conquistou dois pódios seguidos com o A424 #36, na Itália e na Bélgica.

  • Peugeot mostrou competitividade inicial com o 9X8, mas perdeu rendimento nas etapas seguintes.

  • Aston Martin marcou seus primeiros pontos em Le Mans com o novo Valkyrie e foi competitiva em Interlagos.

Ferrari #51 assume a liderança do campeonato

Enquanto a Ferrari #50 perdeu terreno, o trio da Ferrari #51Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado – mostrou regularidade. Após vitórias em Ímola e Spa, além de um pódio nas 24 Horas de Le Mans, a equipe assumiu a liderança do campeonato, com 12 pontos de vantagem.

Na vice-liderança aparece a Ferrari #83 da AF Corse, pilotada por Robert Kubica, Yifei Ye e Philip Hanson. O trio venceu em Le Mans, com destaque para a performance impressionante de Kubica na parte final da prova.

O que vem pela frente

Com três corridas restantes no calendário – começando pelo Circuito das Américas (COTA) –, a batalha pelo título do FIA WEC 2025 promete seguir aberta até o fim. A Ferrari busca consolidar sua liderança, mas a Cadillac surge como a grande ameaça à hegemonia italiana, enquanto Porsche, Toyota e os novos fabricantes ainda tentam encontrar espaço no topo.