Ferrari F50 GT1–Apenas um projeto
Nos anos 90 o endurance era dominado por modelos GT. Os LMP estavam em segundo plano e carros como Porsche 911 GT1, McLaren F1 e Nissan R390 GT1 eram modelos que mandavam nas pistas e conquistando vitórias no “geral”.
Para um carro ser classificado como GT1 eram necessários ter uma versão de rua com pelo menos 50 copias para homologação. Pensando em um retorno de forma oficial ao endurance a Ferrari desenvolveu uma versão GT1 do seu modelo F50 que contava na versão de rua com um motor V12 e cerca de 750 cv.
O piloto de testes da Ferrari na época Nicola Larini fez os primeiros testes no circuito de Fiorano em 1996 e superou o tempo de outro modelo destinado ao endurance, o 333SP que conseguiu marcar o melhor tempo nas 24 horas de Le Mans daquele ano.
Porém os planos do time mudaram quando Michael Schumacher foi contratado a peso de ouro para tirar a equipe do ostracismo de títulos e é claro todas as atenções foram voltadas para a F1 novamente.
Ao todo foram feitos 3 F50 GT1 e elas foram vendidas a fiéis compradores da marca com apenas uma restrição. Não serem usadas em qualquer campeonato GT.
Apenas em 2002 o Maserati MC12 que é derivada do modelo Enzo fez bonito no FIA GT vencendo 5 títulos em sequencias mas jamais correu em Le Mans por não estar em conformidade com os regulamentos da ACO.
Interessante a história das F50 GT1. Não conhecia, particularmente.
Seira legal ver a Ferrari na LMP1, mas isso parece cada vez mais longe de se tornar realidade.