bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Ferrari e Toyota lideram na abertura dos testes das 24 Horas de Le Mans

obert Kubica colocou a Ferrari 499P da equipe AF Corse na liderança da primeira sessão de testes oficiais para a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans, ao cravar a melhor volta do dia no circuito de La Sarthe.

O piloto polonês marcou 3:27.010 com o protótipo #83, superando o Toyota GR010 Hybrid #8 de Brendon Hartley por 0.990 segundos na tabela de tempos da classe Hypercar.

Na terceira posição ficou o Cadillac V-Series.R #38 da Hertz Team JOTA, pilotado por Earl Bamber, com um tempo 1.481 segundos mais lento que o da Ferrari. Porém, a marca de Bamber foi registrada nos 40 minutos finais da sessão e desbancou o Cadillac #311 da Action Express Racing, que havia ficado momentaneamente em quarto com Jack Aitken ao volante.

Tempos teste 1

Ferrari na frente

Contudo, Antonio Giovinazzi ainda melhorou a marca do Ferrari #51 da AF Corse no fim da sessão, colocando o carro na quinta posição. O Porsche 963 #6 da Penske Motorsport, com Laurens Vanthoor, fechou em sexto após uma boa volta inicial.

Na sequência do top 10 da classe Hypercar vieram:

  • BMW M Hybrid V8 #20 da Team WRT em sétimo;

  • Ferrari #50 com Antonio Fuoco em oitavo;

  • Toyota #7 com Kamui Kobayashi, com um tempo de 3:29.277, em nono;

  • e o Porsche #5 da Penske, completando os dez mais rápidos.

LMP2: RLR MSport na frente com Patrick Pilet

Na categoria LMP2, o destaque ficou com Patrick Pilet, que levou o Oreca 07 Gibson #16 da RLR MSport ao topo da tabela com uma volta 0.260 segundos mais rápida que o Oreca #37 da CLX – Pure Rxcing, conduzido por Tom Blomqvist.

LMGT3: Lopez comanda com Lexus da Akkodis ASP

Além disso, na nova categoria LMGT3, o Lexus RC F GT3 #87 da Akkodis ASP Team, pilotado por Jose Maria Lopez, foi o mais rápido com 3:57.109. O Ferrari 296 GT3 #21 da AF Corse ficou em segundo, seguido pelo Lexus #78, também da ASP.

Interrupções marcaram a sessão

Aliás, a sessão teve incidentes que interromperam o ritmo dos testes. Um período de bandeira amarela em todo o circuito foi acionado por conta de detritos na pista. Seguido de um acidente significativo com Luca Ghiotto nas curvas Porsche, que pilotava o Oreca #34 da Inter Europol Competition.

O incidente exigiu um procedimento completo de safety car, com duração aproximada de 50 minutos, incluindo um exercício completo de reagrupamento e relargada.

Por fim, outro carro com problemas foi o Oreca #45 da Algarve Pro Racing, com apoio da CrowdStrike. Que enfrentou dificuldades após uma troca de motor e saiu da pista no final da sessão.