A Ferrari e a BMW perderam todos os pontos de fabricantes das classes GTD Pro e GTD no IMSA WeatherTech SportsCar Championship e na classificação da Michelin Endurance Cup. O motivo? Ambas foram punidas por violarem os níveis de desempenho esperados nas 24 Horas de Daytona.
As duas marcas terminaram entre os três primeiros na categoria GTD Pro em Daytona, com a Risi Competizione conquistando a vitória com sua Ferrari 296 GT3 #62, enquanto o BMW M4 GT3 #1 da Paul Miller Racing chegou em terceiro.
A Ferrari também subiu ao pódio na classe GTD, com AF Corse e Conquest Racing em segundo e terceiro, atrás da Winward Racing, enquanto Triarsi Competizione terminou em quarto lugar.
Daytona foi a primeira corrida para um sistema BoP recentemente introduzido e implementado pela IMSA. No qual os fabricantes tiveram que declarar e definir os seus próprios parâmetros de desempenho esperados.
O BoP em Daytona
Documentos publicados pelo órgão regulador nesta sexta-feira, 23, afirmam que o Comitê Técnico da IMSA e os funcionários de supervisão “determinaram por unanimidade” que o “desempenho demonstrado de ambos os fabricantes na Corrida de 24 Horas de Daytona excedeu as expectativas da IMSA, conforme compartilhado nos Grupos de Trabalho Técnico dos Fabricantes de GT”.
Aliás, acrescenta: “O objetivo era garantir que o desempenho demonstrado do melhor exemplar do modelo de carro de cada fabricante estivesse dentro de uma janela de desempenho desejada – permitindo equivalência competitiva”.
Como resultado, ambas as marcas recebem uma multa de US$ 25.000. Enquanto todos os pontos dos fabricantes ganhos no WeatherTech Championship e na Endurance Cup foram removidos.
Isso significa que a Ferrari perde 350 pontos no GTD Pro e 320 no GTD durante toda a temporada. Enquanto 15 e 14 pontos, respectivamente, no Endurance Cup. Além disso, a BMW perdeu 300 e 250 pontos no GTD Pro e GTD, respectivamente. Além de 15 pontos da Endurance Cup no GTD Pro e nove no GTD.
Como fica o campeonato após Daytona?
Isso significa que a Porsche agora lidera a classificação do Campeonato WeatherTech da temporada completa na classe GTD Pro. Enquanto a Chevrolet passa para a liderança de pontos na Endurance Cup. A Mercedes-AMG continua líder do campeonato em GTD em ambas as tabelas de pontos.
Notavelmente, as equipes e pilotos alinhados aos respectivos fabricantes não perderam nenhum ponto e também não foram retirados dos resultados da corrida. O que significa que Risi mantém a vitória na GTD Pro. E a Paul Miller, AF Corse e Conquest também não perdem seus respectivos pódios.
Os documentos emitidos afirmam ainda que a IMSA é “a autoridade final no que diz respeito ao processo de Balanço de Desempenho e todas as decisões relacionadas”. Acrescentando que as decisões “relativas à balança de pagamentos são conclusivas e não estão sujeitas a protesto ou recurso”.