Ferrari domina treino classificatório em Imola pelo WEC
Antonio Fuoco conquistou a pole position nas 6 Horas de Ímola neste sábado, 20. Aliás, a Ferrari ocupou as três primeiras posições do grid.
Fuoco fez 1:29.466 a bordo da Ferrari 499P #50 para ultrapassar o carro #83 de Robert Shwartzman por 0,419 segundos. Alessandro Pier Guidi ficou em terceiro, mais 0,069 segundos atrás, em terceiro lugar a bordo do carro #51.
Kevin Estre completou a segunda fila no Porsche 963 #6, à frente da máquina #5 do companheiro Matt Campbell e do Toyota GR010 Hybrid #7 de Kamui Kobayashi.
Além disso, Estre chegou brevemente ao segundo lugar graças a uma melhoria tardia quando a bandeira quadriculada foi hasteada, mas os pilotos de última hora do primeiro Pier Guidi e depois de Shwartzman deixaram o francês cair para o quarto lugar.
Detalhes do treino
Campbell, por sua vez, teve uma sessão movimentada no Hyperpole depois de correr pela gravilha em Tamburello, mas conseguiu continuar.
O problema também atingiu o oitavo colocado Toyota, #8, de Brendon Hartley, que girou na curva Tosa, mas também retomou.
A BMW desfrutou de sua qualificação mais forte no Hypercar até o momento, com Rene Rast levando o BMW M Hybrid V8 #20 para o Hyperpole antes de reivindicar o sétimo lugar geral.
Callum Ilott e Julien Andlauer completaram o top ten geral da Hertz Team JOTA e a Proton Competition, respectivamente.
O companheiro de grupo de Ilott no JOTA, Phil Hanson, estava à frente do grupo de pilotos que não foi escolhido para Hyperpole, com Alex Lynn da Cadillac, o segundo BMW de Dries Vanthoor, bem como Lamborghini, Peugeot, Alpine e Isotta Fraschini também eliminados.
Vanthoor acionou uma bandeira vermelha saindo de Piratella faltando pouco menos de dois minutos para o final e então parou na saída do pit após a corrida recomeçar. Já Lynn registrou seu tempo mais rápido após o reinício, mas não avançou para Hyperpole.
Porsche marca a pole na classe LMGT3
O líder do campeonato da classe LMGT3, Alex Malykhin, conquistou a pole position sobre Ian James, do The Heart of Racing.
O Porsche 911 GT3 R #92 da Manthey PureRxcing fez uma volta de 1:42,365 para conquistar a primeira pole da Porsche na LMGT3. Com o Aston Martin Vantage GT3 Evo #27 de James 0,693 segundos atrás.
Ahmad Al Harthy liderou uma segunda fila totalmente da BMW, com o #46 da equipe WRT M4 GT3 à frente do carro irmão #31 de Darren Leung.
Sarah Bovy completou os cinco primeiros a bordo do Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #83 da Iron Dames. Liderando Giorgio Roda da Proton Competition. O segundo Porsche de Yasser Shahin e a dupla Vista AF Corse Ferrari 296 GT3 nas mãos de François Heriau e Thomas Flohr .
O top ten geral foi completado pelo #59 da United Autosports de James Cottingham.
O piloto britânico foi o último a chegar ao Hyperpole, evitando a eliminação ao vencer os dois carros da TF Sport.
Por fim, o Aston Martin #777 D’station e ambos os Akkodis ASP Team entraram na superpole.