bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Ferrari domina a qualificação e crava 1-2-3 em Spa; Lexus conquista primeira pole no LMGT3

A Ferrari manteve seu domínio nas sessões classificatórias da temporada 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC), conquistando as três primeiras posições no grid para as 6 Horas de Spa-Francorchamps. Antonio Fuoco liderou o pelotão com o carro #50 da Ferrari AF Corse, marcando 1:59.617 e garantindo mais uma pole position. A sessão ocorreu na manhã desta sexta-feira, 09.

Robert Kubica, com o Ferrari #83 da AF Corse, ficou em segundo lugar, a 0.347s de Fuoco, enquanto Antonio Giovinazzi completou o top 3 ao volante do #51. A trinca de hipercarros da Ferrari colocou a marca italiana como favorita para a corrida belga, dando sequência ao forte desempenho que vem apresentando ao longo do campeonato.

Tempos da sessão classificatória Hypercar

Tempos da sessão classificatória LMGT3

Stoffel Vandoorne foi o melhor entre os não-Ferrari, ao colocar o Peugeot 9X8 #94 em quarto lugar. Correndo em casa, o belga registrou 2:00.218, tempo 0.601s mais lento que o da pole. O Cadillac #12, pilotado por Alex Lynn, conquistou a quinta posição, seguido por Mick Schumacher com o Alpine #36 e Jean-Eric Vergne com o Peugeot #93.

As dem,ais equipes da classe Hypercar

Robin Frijns garantiu a oitava colocação com o BMW M Hybrid V8 #20, enquanto Charles Milesi (Alpine #35) e Earl Bamber (Cadillac #38) fecharam o top 10 da Hyperpole.

Porsche Penske Motorsport e Toyota Gazoo Racing ficaram de fora da disputa pela pole, sem conseguir classificar nenhum de seus carros para a Hyperpole. Kevin Estre, da Porsche, foi o mais rápido entre os eliminados, com o 12º tempo. O francês enfrentou dificuldades após danificar a traseira de seu carro ao sair da pista em Fagnes.

Além disso, entre os outros que ficaram pelo caminho estiveram o BMW #15 de Raffaele Marciello, o Porsche #99 da Proton Competition e os dois Aston Martin Valkyrie, que encerraram a classificação nas últimas posições da classe.

Harry Tincknell chegou a rodar na brita com o Aston Martin #007 no fim da sessão, mas conseguiu retornar aos boxes.

Gehrsitz coloca Lexus na pole do LMGT3 pela primeira vez

Na classe LMGT3, a Lexus conquistou sua primeira pole position desde sua estreia no WEC. O feito veio pelas mãos do alemão Finn Gehrsitz. Que colocou o Lexus RC F GT3 #78 da Akkodis ASP Team na frente com o tempo de 2:17.732.

Eduardo Barrichello chegou a ameaçar a liderança no fim da sessão com o Aston Martin da Racing Spirit of Leman, mas ficou 0.276s atrás. Ben Tuck colocou o Ford Mustang GT3 #77 da Proton Competition em terceiro, seguido por Giammarco Levorato com o carro irmão da equipe.

Zach Robichon classificou o Aston Martin da Heart of Racing Team na quinta posição. Com os Ferrari 296 GT3 da Vista AF Corse — de Francesco Castellacci e Simon Mann — em sexto e sétimo.

Aliás, Riccardo Pera e Valentino Rossi completaram a lista de pilotos que marcaram tempo na Hyperpole da LMGT3. Clemens Schmid, por sua vez, não participou da segunda fase da sessão.

Entre os carros que não avançaram para a Hyperpole estiveram o McLaren 720S GT3 Evo da United Autosports. Além dos dois Chevrolet Corvette Z06 GT3.R da TF Sport e o BMW M4 GT3 EVO #31 da Team WRT. Por fim, as 6 Horas de Spa acontecerá neste sábado, 10, com transmissão de qualidade pelo canal do Grande Prêmio no YouTube, a partir das 08h30.