Ferrari descarta participar da IMSA
A Ferrari anunciou no último sábado, 27, não expandirá seu programa 499P para o IMSA SportsCar Championship no próximo ano, optando por concentrar seus esforços no Campeonato Mundial de Endurance (WEC).
O plano estratégico da fabricante italiana para 2025 não inclui a série norte-americana, para a qual o 499P é elegível na classe GTP. Em vez disso, a Ferrari continuará seu foco no WEC, competindo novamente com três carros na classe Hypercar. Antonello Coletta, chefe de corridas de carros esportivos da Ferrari, afirmou ao Motorsport.com que a marca prefere consolidar seu programa ao invés de expandir para uma nova frente.
“No ano que vem, estaremos envolvidos apenas no WEC e não no IMSA. Agora nos concentramos no WEC com três carros”, disse Coletta.
Além disso, poara a temporada de 2025, isso significa que a AF Corse operará dois 499Ps de fábrica na classe Hypercar, além de uma nova entrada para clientes ou satélites, também sob a operação da AF. Esta entrada competirá no FIA Endurance Trophy por equipes de hipercarros, em vez de pontos de fabricantes.
Aliás, a campanha com a Ferrari de pintura amarela, pilotada este ano por Robert Kubica e pelos pilotos de fábrica Yifei Ye e Robert Shwartzman, continuará. “A menos que haja alguma surpresa”, acrescentou Coletta.
Ferrari e a competição nos EUA
Apesar do foco no WEC, Coletta expressou interesse em ver o 499P competindo em uma corrida de um dia nos EUA. Um mercado crucial para os carros de rua da Ferrari.
Giuseppe Risi, veterano competidor de carros esportivos nos EUA e cuja equipe está atualmente competindo com uma Ferrari 296 GT3 nas provas de enduro IMSA na categoria GTD Pro, também manifestou interesse em retornar às categorias de protótipos com a marca italiana, com a qual mantém uma longa parceria.
“No momento, não temos um plano de ir para a América, mas não é impossível para o futuro”, afirmou Coletta. “Precisamos reservar um tempo para cada desenvolvimento de nossa atividade.”
Por fim, a última participação da Ferrari na classe alta das corridas de carros esportivos norte-americanas foi com o carro de cliente 333SP. Que competiu de 1994 a 2003, conquistando vitórias nas 24 Horas de Daytona e três nas 12 Horas de Sebring