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Ferrari descarta grandes atualizações no 499P para a temporada 2026 do WEC

A Ferrari não pretende realizar grandes mudanças em seu protótipo 499P para o início da temporada 2026 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC). A equipe italiana afirmou que “não vê necessidade” de utilizar um de seus quatro Evo jokers restantes, mesmo diante da movimentação de rivais como BMW, Alpine e Toyota, que já planejam aproveitar os coringas na próxima temporada.

O 499P estreou em 2023 e, desde então, recebeu apenas uma atualização significativa: após as 24 Horas de Le Mans do ano passado, a Ferrari aplicou um Evo joker para modificar dutos de freio e pequenos elementos aerodinâmicos. Desde então, o protótipo segue na mesma configuração técnica, acumulando vitórias expressivas em 2025 no Catar, Spa, Ímola e em Le Mans, onde triunfou pelo terceiro ano consecutivo.

Segundo Mauro Barbieri, gerente de desempenho e regulamentos da Ferrari, a marca de Maranello está satisfeita com o desempenho atual do carro:

“Até agora estamos satisfeitos com o desempenho e não vemos necessidade de introduzir nenhum coringa para o início de 2026. Gastamos nosso primeiro há cerca de um ano, fizemos apenas um campeonato completo com ele e estamos bastante satisfeitos com a situação atual.”

Regras de homologação e futuro dos Evo jokers

De acordo com os regulamentos do Hypercar, os Evo jokers só podem ser aplicados fora do período de temporada. Isso significa que, caso a Ferrari inicie os 1812 km do Catar em 2026 sem novas mudanças, o 499P deverá competir com a mesma especificação durante todo o ano.

Ainda assim, Barbieri revelou que existe a possibilidade de flexibilização das regras:

“Acho que isso ainda pode estar em discussão, que depois de Le Mans você pode gastar um pouco. Temos uma reunião em breve onde isso deve ser esclarecido.”

A posição da Ferrari contrasta com a da Porsche. Que utilizou dois coringas no inverno de 2024/25 para atualizar o 963, mesmo após conquistar o título de pilotos do FIA WEC em 2024.

Planos de longo prazo e regulamentos futuros

Barbieri também abordou a perspectiva de novas regras que podem unificar os regulamentos LMDh e LMH sob uma plataforma comum:

“Já temos um plano para 2026 e 2027, com a meta de sermos competitivos até o fim do período de homologação [2029]. As primeiras discussões sobre mudanças técnicas estão começando agora, mas ainda é cedo para definir o que será alterado.”

O dirigente reforçou ainda que a filosofia da Ferrari continuará sendo a de projetar seus próprios componentes:

“É fundamental projetar nosso próprio carro, tanto o chassi quanto a unidade de potência, qualquer que seja a forma que as regras tomem no futuro.”

Ferrari x rivais no FIA WEC

Enquanto a Ferrari demonstra confiança em manter a atual configuração do 499P. Sendo assim, fabricantes como BMW, Alpine e Toyota já preparam atualizações significativas para 2026. Aproveitando a nova rodada de homologações no túnel de vento Windshear, nos Estados Unidos, o mesmo utilizado pelo IMSA.

Com títulos de pilotos e construtores encaminhados em 2025, a Ferrari acredita que sua competitividade se manterá estável. Apostando na consistência e no equilíbrio do 499P, sem recorrer a grandes mudanças no curto prazo.