A Ferrari conquistou a vitória na classe GTD Pro das 24 Horas de Daytona pelas mãos da equipe Risi Competizione, após uma corrida de recuperação.
Alessandro Pier Guidi, James Calado, Daniel Serra e Davide Rigon conquistaram as honras com uma volta à frente do Porsche 911 GT3 R #77 da AO Racing, conquistando a terceira grande vitória de resistência para a Ferrari no espaço de 12 meses após as 24 Horas de Le Mans e 24 Horas de Nürburgring 24.
Enquanto outros carros perdiam tempo com problemas, o #62 Risi colocou uma volta em toda a classe a 15ª e última advertência, desencadeada pelo #12 Vasser Sullivan Lexus RC F GT3 pegando fogo e parando perto da saída dos boxes.
Essa intervenção permitiu que o AO Racing compartilhado por Michael Christensen, Laurin Heinrich e Seb Priaulx voltasse a se aproximar depois que uma troca anterior de freio os colocou uma volta atrás da Ferrari da Risi.
No entanto, quando a corrida ficou verde, faltando 32 minutos para o final, Heinrich não teve resposta para o ritmo de Serra. Que se afastou com cerca de 34 segundos no final, embora Serra tenha sido classificado uma volta à frente quando Heinrich viu a bandeira quadriculada primeiro.
Completando o pódio estava o BMW M4 GT3 #1 da Paul Miller Racing, que era um candidato à vitória até sofrer problemas nos freios a pouco mais de duas horas do fim.
Ferrari sendo Ferrari
Bryan Sellers estava perto da Ferrari da Risi quando a equipe trouxe o carro para uma troca de freio, mas um disco colocado incorretamente levou a equipe a trazer o carro de volta aos boxes uma segunda vez.
Sheldon van der Linde perdeu mais tempo com uma parada causada por um problema de ABS relacionado à mudança.
Os fabricantes que trouxeram modelos GT3 novos ou atualizados para Daytona enfrentaram corridas inesquecíveis, com o novo Chevrolet Corvette Z06 GT3.R, Ford Mustang GT3 e Aston Martin Vantage GT3 Evo enfrentando inúmeros problemas.
As duas inscrições do GTD Pro do Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports estavam rodando competitivamente até a manhã de domingo, quando o carro #3 foi atingido por um tanque de óleo rachado, ficando seis voltas atrás da liderança, enquanto o carro nº 4 perdeu 17 voltas devido a problemas de direção hidráulica.
O melhor dos novos Z06 GT3.R na chegada foi o carro #3 de Alexander Sims, Antonio Garcia e Dani Juncadella em quinto, atrás do #23 Heart of Racing que atrasou-se após um incidente noturno com um carro LMP2.
Mais problemas
Além disso, os carros da Ford Multimatic Motorsports perderam posições no início da corrida. Já que ambos os GTD Pro Mustang GT3 tiveram que parar para resolver problemas na carroceria traseira. O #64 perdendo mais tempo em um incidente com o Corvette #4 que também eliminou #55 da Proton.
O Ford #65 foi aposentado com um problema técnico não especificado faltando cerca de duas horas para o final. Muitos dos favoritos da pré-corrida com carros GT3 mais estabelecidos também enfrentaram problemas.
O primeiro a ter problemas foi o #14 da Vasser Sullivan, que estava no grupo da frente antes de Mike Conway atingir o carro #20 High Class Racing que girou bem à sua frente na Curva 2.
O carro #14 sofreu graves danos frontais e passou mais de uma hora atrás do muro enquanto era consertado. Porém, a Vasser Sullivan finalmente retirou o carro na manhã de domingo devido a problemas de superaquecimento.
Nesta fase, o SunEnergy1 com um Mercedes-AMG GT3 Evo já havia desistido da corrida. Tendo inicialmente ficado atrás do muro com problemas de pressão de combustível.
A Pfaff Motorsports também retirou seu McLaren 720S GT3 Evo #9. Que passou por períodos na liderança da classe antes de parar devido a uma falha no rolamento da roda. Embora seja um problema no trem de força que finalmente encerrou a corrida da equipe.
Winward Racing vence na classe GTD
A vitória na classe GTD foi para o #57 da Winward Racing com um Mercedes-AMG de Daniel Morad, Indy Dontje, Russell Ward e Philip Ellis. Depois que Morad se defendeu de um ataque tardio do #21 de AF Corse de Miguel Molina.
Molina, que dividiu o carro da AF Corse com Kei Cozzolino, François Heriau e Simon Mann, subiu do quinto lugar na classe nos momentos finais. Mas o piloto de fábrica da Ferrari perdeu em um duelo direto com Morad após o reinício final. Faltando 2,731 segundos para o final.
Completando o pódio da classe estava outra equipe da Ferrari. O carro #34 da Conquest Racing de Alessandro Balzan, Manny Franco, Albert Costa e Cedric Sbirrazzuoli.
Os outros candidatos da Mercedes-AMG à vitória na categoria recuaram nos estágios finais. Como a Kenton Koch levando para casa o #32 da Korthoff/Preston Motorsports em quinto. Atrás de outra Ferrari, o carro #023 Triarsi Competizione. Enquanto o #80 A Lone Star Racing Mercedes foi atingida por uma penalidade tardia por entrar em um pit fechado.
Por fim, o #12 Vasser Sullivan foi outro carro que estava na disputa para a vitória da classe até seu incêndio. Que ocorreu enquanto Parker Thompson estava ao volante do carro que ele havia qualificado na pole.