Ferrari conquista dobradinha e mantém hegemonia nas 6 Horas de Spa-Francorchamps

A Ferrari segue dominante no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Neste sábado (10), a equipe italiana conquistou uma dobradinha nas movimentadas 6 Horas de Spa-Francorchamps, com a vitória do carro #51, conduzido por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi. O trio cruzou a linha de chegada 4s229 à frente do outro 499P oficial, o #50 de Nicklas Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina.
O pódio foi completado pelo Alpine A424 #36, pilotado por Mick Schumacher, Frederic Makowiecki e Jules Gounon, que terminou a apenas um segundo da Ferrari vice-líder, após uma intensa disputa nas voltas finais.
Além disso, a corrida foi marcada por uma série de incidentes e estratégias de economia de combustível após um período de safety car causado por um acidente do McLaren #59 da United Autosports, restando menos de duas horas para o fim. O Alpine, que liderava naquele momento, acabou superado pelas Ferrari após as paradas finais.
Contudo, Fuoco chegou a ultrapassar Pier Guidi na relargada em Les Combes, mas as trocas de posições continuaram até que um furo de pneu forçou Schumacher a antecipar sua última parada. Frijns, que vinha forte com a BMW, chegou a fazer uma ultrapassagem ousada em Blanchimont, mas abandonou pouco depois com falha nos freios.
Com a conclusão dos pit stops — Pier Guidi na volta 122 e Fuoco na 123 — a liderança retornou ao carro #51, que ainda precisou parar a 12 minutos do fim. Porém, a vantagem de 14 segundos após o retorno foi suficiente para garantir a vitória, auxiliado por duas bandeiras amarelas de pista inteira causadas por detritos.
As demais equipes da classe Hypercar
Aliás, a Toyota terminou em quarto com o GR010 Hybrid #8 de Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, que largou apenas em 15º. A Cadillac Hertz JOTA ficou com o quinto e o sexto lugares, com o carro nº 12 de Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens liderando o ataque americano.
Nyck de Vries foi o sétimo com o Toyota #7, seguido pelo Alpine #35. O melhor Porsche foi o Penske 963 #6, em nono, com Kevin Estre, Laurens Vanthoor e o estreante Pascal Wehrlein. O BMW #15 completou o top 10.
A Peugeot saiu de Spa sem pontos. O carro #93, que chegou a liderar, terminou em 11º após uma parada mal cronometrada. Já o Peugeot #94 abandonou após contato com o BMW #20.
Ferrari também brilha na LMGT3 com vitória dominante
Na classe LMGT3, a Ferrari também levou a melhor com o 296 GT3 #21 da AF Corse. Pilotado por Alessio Rovera, Simon Mann e Francois Heriau. A vitória veio com margem de 40 segundos, mesmo com penalidades e uma parada extra.
O carro #54, também da Ferrari, chegou a liderar com Davide Rigon após ultrapassar Dennis Olse. Mas foi superado por Rovera após um pit stop mais curto. A Ford conquistou seu primeiro pódio na categoria com o Mustang #88, que ficou a apenas 1s8 do segundo lugar.
O outro Mustang da Proton, o #77, ficou em quarto, seguido pelos Aston Martin da Heart of Racing e da Racing Spirit of Leman. Por fim, um toque entre Eduardo Barrichello e Sebastien Baud encerrou a disputa para o carro da Akkodis ASP. Que terminou apenas em oitavo com o Lexus RC F GT3.