A Ferrari através do piloto Antonio Fuoco, conquistou a pole para a etapa de Spa do Wec. Esta foi a segunda pole consecutiva da Ferrari, já que Fuoco fez o mesmo em Imola. Sendo assim, o piloto com a 499P #50, marcou 2:02.600 na sessão de 12 minutos do Hyperpole.
Isso foi o suficiente para garantir a pole para o carro que divide com Nicklas Nielsen e Miguel Molina por 0,507 segundos à frente de Matt Campbell no melhor dos carros da Porsche Penske Motorsport, o #5.
Além disso, Fuoco foi ainda mais rápido na primeira parte da qualificação, que também teve o tempo de 2:02.462.
O terceiro lugar no grid foi para o Cadillac V-Series.R. O tempo obtido por Alex Lynn foi de 2:03.115, apenas 0,008 segundos mais lento que Campbell, enquanto Julien Andlauer conquistou uma vaga na segunda fila do grid para o No. XXX 963 em quarto lugar.
Kevin Estre só conseguiu o sexto lugar no Porsche #6, líder do campeonato, um lugar atrás do número #12 da Hertz Team JOTA de Callum Ilott.
O treino dos demais competidores em Spa
A Toyota só conseguiu levar um de seus dois GR010 Hybrids até o Hyperpole, o carro #8. Ele se classificou em sétimo nas mãos de Brendon Hartley. Completando a ordem está o #35 da Alpine de Charles Milesi, que parou na pista ao longo da reta Kemmel no final da sessão. Além disso, a Ferrari #83 da AF Corse Ferrari de Robert Kubica e Robin Frijns no #20 da BMW.
A Ferrari #51 foi o carro mais notável a não conseguir passar no Hyperpole, já que James Calado perdeu uma vaga no top 10 por apenas 0,021 segundos. Deixando ele e seus companheiros de equipe Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi largando em 11º.
Além disso, a Peugeot não conseguiu colocar nenhum de seus 9X8 entre os 10 primeiros, com Mikkel Jensen e Loic Duval ficando em 14º e 16º no grid, respectivamente, separados pelo Toyota #7 de Kamui Kobayashi.
A melhor volta de Kobayashi foi 1,276 segundos atrás do ritmo, e suas chances de chegar ao top 10 não foram ajudadas por uma saída de pista na segunda parte de Fagnes.
Iron Dames conquista a pole na classe GT3
Sarah Bovy conquistou a pole na classe GT3 a bordo do Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #85 da Iron Dames.
A sessão do LMGT3 Hyperpole foi interrompida por um grande acidente envolvendo o Porsche 911 GT3 R #92 da Manthey PureRxcing de Alex Malykhin na Eau Rouge.
Contudo, Malykhin perdeu o controle do Porsche #92 muito antes de chegar ao topo do Radillion. Com isso bateu primeiro nas barreiras traseiras e deixando o Porsche com danos significativos.
O bielorrusso residente no Reino Unido escapou de ferimentos graves, mas foi levado ao centro médico para exames, queixando-se de dores no pé.
A sessão foi reiniciada após um atraso de pouco mais de 20 minutos. Após o qual Bovy estabeleceu o tempo de referência de 2:20s755, colocando-a 0,337 segundos à frente do #95 da United Autosports de Josh Caygill.
Ahmad Al Harthy ficou em terceiro no BMW M4 GT3 #46 do WRT. À à frente do Porsche sobrevivente de Manthey, o carro #91 de Yasser Shahin e o McLaren #59 da United de James Cottingham.
Por fim, o BMW #31 do WRT, vencedor de Imola, não chegou a Hyperpole. Com Darren Leung conseguindo apenas o 13º lugar no grid.