A Ferrari reafirmou seu compromisso de longo prazo com o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC), garantindo a continuidade do programa Hypercar com o modelo 499P até o final da temporada de 2029. A decisão acompanha a extensão do período de homologação dos atuais carros da categoria principal, definida pela FIA e pelo ACO.
O anúncio foi feito por Antonello Coletta, chefe global de endurance da Ferrari, antes da etapa final do campeonato, no Circuito Internacional do Bahrein. Segundo o dirigente, o programa, inicialmente planejado para cinco anos (2023–2027), passará para sete anos, seguindo a nova janela de homologação.
“Nosso programa foi planejado para cinco anos, porque esse era o ciclo definido pela FIA. Agora, com a extensão até 2029, confirmamos que seguiremos no campeonato até lá”, declarou Coletta.
Ferrari apoia continuidade do regulamento até 2029
A prorrogação do ciclo de homologação ocorreu no ano passado para permitir que novos fabricantes, como Genesis, Ford e McLaren, possam amortizar seus investimentos na plataforma Hypercar.
As declarações de Coletta surgem em meio a debates entre as montadoras sobre o formato técnico dos Hypercars a partir de 2030, quando há interesse de parte do grid, especialmente da Porsche, em unificar os regulamentos das classes LMH e LMDh.
A Ferrari, por sua vez, defende a manutenção da liberdade de projetar seu próprio chassi e desenvolver seu próprio sistema híbrido. Sem descartar futuras convergências de regras.
“Ainda é cedo para falar sobre o que virá após 2029. As discussões sobre convergência estão em andamento, mas nada está definido. Até 2029, a FIA decidiu manter as regras como estão”, afirmou Coletta.
Foco exclusivo no FIA WEC
Além disso, o dirigente também descartou, por ora, qualquer plano de expansão para o Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar, nos Estados Unidos.
“Neste momento, mantemos nosso foco total no WEC. A IMSA não está nos nossos planos de curto prazo”, esclareceu.
Título mundial encerra temporada vitoriosa
O final de semana no Bahrein foi especial para a Ferrari: a equipe garantiu o título de construtores do FIA WEC 2024. Com seus dois protótipos oficiais finalizando a corrida em terceiro e quarto lugares. Resultado suficiente para superar Porsche e Cadillac.
O trio formado por Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Calado, no carro #51, conquistou também o campeonato de pilotos. Sendo assim, coroando uma temporada marcada por consistência e desempenho dominante. O carro #83, da equipe-satélite AF Corse, ficou em segundo lugar na classificação final, seguido pelo #50.
Por fim, ao comentar a conquista, Coletta destacou a importância do título mundial em relação às vitórias nas 24 Horas de Le Mans.
“A vitória no campeonato é diferente — é o resultado de um trabalho contínuo. Em 2023, aprendemos muito; em 2024, evoluímos em confiabilidade e gestão de pneus. Ganhamos metade das corridas do campeonato e fomos consistentes nas demais”, ressaltou.
“É uma satisfação diferente de vencer Le Mans. Mas é claro que é melhor ganhar os dois do que apenas um.”
