A Ferrari comemorou a vitória do carro número 83 da AF Corse nas 24 Horas de Le Mans 2025, apesar das falhas nos dois protótipos oficiais da marca durante as etapas finais da corrida. A equipe satélite conquistou o primeiro lugar com Robert Kubica, Yifei Ye e Phil Hanson, mantendo intacta a sequência de vitórias da fabricante italiana na era Hypercar da clássica prova francesa.
O chefe global de endurance da Ferrari, Antonello Coletta, descreveu o resultado como um “resultado fantástico”. Ele destacou a importância do feito para a imagem da marca, mesmo diante das falhas de confiabilidade que afetaram os carros #50 e #51.
“Esta vitória é muito importante porque demonstra que todas as Ferraris são exatamente iguais”, afirmou Coletta. “O mais importante é que uma Ferrari venceu.”
Carro cliente salva a Ferrari da derrota
Durante boa parte da madrugada em Le Mans, os três Ferrari 499P estavam nas primeiras posições, mas problemas no motor obrigaram os pilotos dos carros oficiais a reduzirem o ritmo. As instruções de proteger os motores nos estágios finais impediram qualquer chance de vitória direta dos protótipos de fábrica.
Essa limitação abriu caminho para o Porsche #6 de Kevin Estre, Laurens Vanthoor e Matt Campbell desafiar o carro #83 pela liderança, mas sem sucesso. Como o carro da AF Corse não é elegível para pontuar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC), a Ferrari não pôde somar os pontos de construtores da vitória.
Ainda assim, Coletta reafirmou a importância da AF Corse no programa da marca:
“A AF Corse é nossa parceira principal. Gerenciamos um carro oficial de um lado da garagem e um carro privado do outro. No final, somos todos Ferrari.”
Ordens de equipe e desgaste mecânico
Durante a corrida, Robert Kubica expressou descontentamento com as ordens de equipe que o forçaram a proteger o carro nº 51 quando este ainda liderava. No entanto, Coletta defendeu a decisão, destacando que todas as instruções foram tomadas com base nas preocupações com a confiabilidade.
“Tínhamos que administrar a situação da melhor forma possível para garantir o melhor resultado para a Ferrari. Todos os nossos pilotos estavam na ‘Casa Ferrari’, e celebramos juntos mais uma vitória incrível.”
Coletta também reconheceu que o ritmo extremamente acelerado da prova — com apenas um safety car e poucas bandeiras amarelas — evidenciou limitações de durabilidade no 499P.
“Foi uma Le Mans completamente diferente. Sem longos períodos de neutralização, as peças mecânicas sofreram muito desgaste. Precisamos melhorar a confiabilidade dos nossos carros.”
Ferrari reforça supremacia em La Sarthe
Com esta vitória, a Ferrari conquista seu segundo triunfo consecutivo nas 24 Horas de Le Mans na era Hypercar. Mesmo sem contar com um de seus carros oficiais no topo do pódio. A conquista reforça o equilíbrio técnico entre os modelos de fábrica e os de equipes parceiras. Além de ressaltar a força coletiva da marca italiana no endurance.