Ferrari busca tricampeonato em Le Mans e vê maior pressão sobre rivais

A Ferrari acredita que seus principais rivais na classe Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) enfrentarão mais pressão nas 24 Horas de Le Mans 2025. A tradicional equipe italiana busca conquistar sua terceira vitória consecutiva no clássico francês de resistência com o protótipo 499P.
Em declaração ao Sportscar365, nesta quarta-feira, 04, Mauro Barbieri, gerente de desempenho e regulamentos da Ferrari, destacou que, apesar do início dominante da equipe na temporada — com vitórias no Catar, Ímola e Spa-Francorchamps —, a escuderia não se vê como favorita absoluta para Le Mans, mas sim como parte de um seleto grupo de candidatos à vitória.
“Le Mans é única; tudo pode acontecer antes ou durante a corrida. Você pode começar como azarão e vencer, ou como favorito e não chegar a lugar nenhum no domingo pela manhã”, afirmou Barbieri.
“Pressão maior sobre os outros”, diz Barbieri
Para Barbieri, o equilíbrio emocional da Ferrari pode ser um diferencial importante. Ele afirmou que a equipe mantém uma mentalidade positiva, em contraste com o que chamou de “obsessão” de alguns concorrentes em superar o Cavallino Rampante.
“Para nós seria um sonho conquistar o tricampeonato. Mas para alguns dos nossos competidores, é quase uma obsessão vencer este ano”, disse. “Essa positividade nos dá uma motivação extra. A pressão está mais sobre os outros.”
Barbieri citou Porsche e Toyota como os principais adversários da Ferrari, mas também reconheceu a evolução de BMW e Alpine. Já a Cadillac, segundo ele, apresenta desempenho mais inconsistente, embora seja competitiva quando acerta no ritmo.
Evolução técnica do 499P é destaque em 2025
O dirigente ressaltou os avanços do 499P na gestão de pneus e no equilíbrio geral do carro como fatores-chave para o desempenho sólido da equipe em 2025.
“Corrida após corrida, entendemos melhor como usar os pneus. A combinação entre estilo de pilotagem e acerto nos ajudou muito”, explicou. “Comparado com 2023, a gestão da corrida evoluiu bastante. Pilotos e engenheiros têm trocado feedback de forma eficaz para melhorar o conjunto.”
Apesar do domínio até aqui, Barbieri alertou que os desafios mais complexos ainda estão por vir. Fuji e São Paulo são pistas que historicamente apresentam mais dificuldades para a Ferrari, e devem servir como testes decisivos para o pacote atual.
Temporada 2025 é “ponto de verificação”
Sobre o potencial do 499P sem atualizações significativas de evolução (Evo jokers), Barbieri destacou que a segunda metade da temporada será crucial para avaliar a real competitividade do carro.
“Parece que somos fortes em todas as condições, mas ainda espero a segunda metade do ano para entender tudo melhor. É lá que normalmente enfrentamos mais dificuldades”, disse. “Depois de Le Mans, vamos saber se esse desempenho é sustentável ou se precisaremos encontrar novas melhorias.”
Barbieri reforçou que a equipe continua trabalhando intensamente nos bastidores, mesmo com os resultados positivos. Segundo ele, o nível do campeonato está em constante crescimento, e a Ferrari está comprometida em buscar cada pequeno detalhe que possa fazer a diferença.