Ferrari apresenta cores do 499P para o WEC 2025
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A Ferrari revelou nesta sextaq-feira, 14, as atualizações de seu protótipo 499P LMH para a temporada 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC). Em sua terceira campanha na categoria Hypercar, a fabricante italiana busca consolidar seu desempenho e aprimorar a confiabilidade de seu carro, que já conquistou duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans.
Nova identidade visual e foco na confiabilidade
A Ferrari apresentou uma nova pintura para o 499P, com um tom de vermelho mais escuro, inspirado nos carros de corrida da marca em décadas passadas. Contudo, o design também destaca elementos em amarelo “Giallo Modena”, agora reposicionados na parte superior dos sidepods e sobre os arcos das rodas traseiras.
Além disso, no aspecto técnico, a Ferrari optou por manter o pacote mecânico do 499P praticamente inalterado, sem a introdução dos chamados Evo Jokers, que permitem atualizações limitadas nos carros. No entanto, o chefe de engenharia de carros de resistência da Ferrari, Ferdinando Cannizzo, afirmou que foram feitas diversas melhorias na confiabilidade do carro.
“Passamos metade da temporada passada e o inverno trabalhando na confiabilidade. Há várias modificações que não são visíveis externamente, mas que impactam toda a estrutura do carro”, explicou Cannizzo. Segundo ele, cerca de 50% das alterações buscam à confiabilidade, enquanto o restante envolveu ajustes regulatórios e melhorias de desempenho.
Objetivos e desafios para 2025
Aliás, o chefe global de resistência da Ferrari, Antonello Coletta, destacou que a equipe busca maior consistência na temporada 2025. “Tivemos altos e baixos nos últimos anos. Agora, nosso objetivo é brigar de forma mais constante pelo título mundial”, afirmou.
A confiabilidade foi uma das maiores preocupações da Ferrari em 2024, quando o 499P enfrentou três abandonos ao longo da temporada, incluindo as 24 Horas de Le Mans. Cannizzo reforçou que a equipe analisou cada detalhe do carro para evitar novas falhas. “Mesmo quando finalizamos as corridas, sempre encontramos algo que poderia ser melhorado. Todas as áreas foram impactadas pelas modificações, desde a suspensão até componentes elétricos e estruturais”, disse.
Limitação de testes é desafio adicional
Outro desafio para a Ferrari em 2025 é a restrição nos dias de testes, que serão oito ao longo da temporada. “Isso é um grande problema, pois limita nossa flexibilidade para validar as mudanças na pista”, disse Cannizzo. Para contornar a limitação, a Ferrari pretende intensificar o uso de simulações e testes de bancada, além de maximizar o tempo de pista nos dias permitidos. “Estamos testando por mais tempo dentro de cada dia autorizado, indo das 8h à meia-noite para extrair o máximo de quilometragem”, revelou.
Escalação dos pilotos permanece inalterada
A Ferrari manterá suas duplas de pilotos para a temporada 2025. Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen seguirão no carro nº 50, enquanto James Calado, Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi continuarão no carro nº 51.
A temporada do FIA WEC começa em 1º de março, com a corrida de 1.812 km no Catar. Por fim, a Ferrari entra na competição determinada a consolidar sua presença na categoria Hypercar e lutar pelo título mundial.