bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Ferrari apresenta 296 GT3 Evo com melhorias aerodinâmicas e estreia prevista para 2026

A Ferrari revelou oficialmente o novo 296 GT3 Evo, versão atualizada de seu carro de competição GT3, que estreia em 2026 nos principais campeonatos da categoria ao redor do mundo.

O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (27), no circuito de Spa-Francorchamps, durante o fim de semana da tradicional CrowdStrike 24 Horas de Spa. Desenvolvido com base no modelo que estreou em 2023, o novo 296 GT3 Evo apresenta evoluções importantes em aerodinâmica, refrigeração, dirigibilidade e confiabilidade.

Embora mantenha o motor V6 biturbo de 3,0 litros, o carro passa a contar com suspensões dianteira e traseira revisadas, além de uma nova relação de transmissão em cascata, projetada para fornecer melhor entrega de torque tanto em baixas quanto em altas velocidades.

Carroceria redesenhada e maior eficiência aerodinâmica

Além disso, a Ferrari redesenhou quase toda a carroceria do 296 GT3 Evo com o objetivo de aumentar a estabilidade da carga aerodinâmica dianteira. Isso inclui novos perfis do divisor e do assoalho dianteiro, além de modificações nos para-choques. Porém, na parte traseira, o difusor foi ampliado e os canais de ventilação foram redimensionados para melhorar a extração de ar.

As venezianas dos arcos das rodas dianteiras também foram otimizadas, enquanto o capô agora incorpora duas novas entradas de ar que aumentam o resfriamento dos freios e do cockpit.

Aliás, outro destaque é a nova asa traseira, com estrutura de suporte e painéis laterais reprojetados para melhor desempenho em pista. O sistema de freios dianteiros também foi atualizado, com aumento de 20% no fluxo de ar para refrigeração, enquanto os dutos NACA na parte inferior da carroceria contribuem para o resfriamento da bomba de direção hidráulica.

Conforto e confiabilidade também aprimorados

Nesse sentido, pensando no conforto dos pilotos, a Ferrari implementou melhorias no sistema de ar-condicionado, agora com um ventilador adicional para o cockpit. O projeto, segundo Antonello Coletta, chefe global de programas de endurance da Ferrari, ocorreu com base em dados coletados nas temporadas 2023, 2024 e 2025.

“O carro original era um projeto completamente novo, com chassi, motor e aerodinâmica inéditos”, explicou Coletta ao Sportscar365. “Com a experiência acumulada, identificamos pontos a melhorar, especialmente em confiabilidade e estabilidade ao seguir outros carros. O 296 GT3 Evo é fruto dessa evolução.”

Por fim, a Ferrari oferecerá o modelo tanto como carro completo de fábrica como de kit de atualização para os clientes atuais. Ainda não há data exata para a estreia competitiva, nem informações sobre o preço.

Histórico vencedor do 296 GT3

Desde sua estreia, o Ferrari 296 GT3 acumula 140 vitórias, 56 poles e 343 participações em corridas. Entre os destaques, estão conquistas expressivas como as 24 Horas de Nürburgring. Além das 24 Horas de Daytona e múltiplos títulos na GT World Challenge Europe Endurance Cup.