Ferrari 296 GTB poderá ganhar versão GT3

(Foto: Divulgação)

Com seu programa LMH em desenvolvimento, a Ferrari não esqueceu das equipes de clientes. De acordo com o site Sportca365.com, o fabricante italiano estaria planejando uma versão GT3 do modelo 296 GTB, com o possível lançamento para 2023. 

A 296 GTB é equipada com um motor V6 e sistema híbrido. Antonello Coletta, responsável pelo departamento de competição GT da Ferrari, será a substituta natural da 488 GT3 Evo. Versões da 488 GTB estão na pista desde 2016. Ela é equipada com um motor V8 biturbo. 

A 296 de “rua” será movida por um motor de combustão interna de 120 graus e 2,9 litros, produzindo 663 cv, que é semelhante à potência do V8 biturbo do 488. O motor principal está ligado a um motor elétrico de 167 CV. No entanto, os regulamentos GT3 não permitem a tecnologia híbrida, então este motor precisaria ser removido para um modelo de corrida baseado em 296.

“A base do modelo para o novo carro provavelmente será o 296, o novo carro que apresentamos recentemente”, disse Coletta. “Esta é provavelmente a nossa nova base do carro”.

“Eu acho que é muito, muito cedo. Temos mais chance de escolher o modelo porque existem mais projetos que estão por vir. Mas é claro que é impossível explicar fora da fábrica, porque estamos fazendo estudos internos”, explicou. 

Coletta disse que a Ferrari está “se aquecendo” para a apresentação de sua próxima geração de carros GT3, que fará sua estreia em menos de dois anos.

A Ferrari 296 deve entrar em produção em 2022, enquanto o modelo de competição está programado para estrear em 2023. O ano de 2023 marca a estreia do protótipo LMH no qual o fabricante italiano competirá no Mundial de Endurance

Versões de 488 GTE e GT3 já estão encerradas. “A produção do 488  está concluída”, disse Coletta. “Temos 2021 e 2022 para GT3 e GTE, mas depois paramos. Terminamos no final de 2022, provavelmente com um Desafio para mais um ano. Mas com GT3 e GTE paramos”. 

“Claro que é normal que, se o GTE-Am continuar, tenhamos o 488 por um ano. Mas depois, provavelmente todas as classes mudam para a categoria GT3. Estaremos prontos com o novo carro.”

Coletta ressaltou que o próximo modelo GT3 será desenvolvido pela Ferrari. Um parceiro externo será então nomeado para ajudar a construir e fazer a manutenção dos carros. Atualmente esta função está a cargo da Michelotto, que será substituída pela Oreca no futuro. 

“Nossa colaboração com a Michelotto é de longo prazo e acho que continuará no futuro”, disse Coletta. “Porque a Michelotto trabalha para a Ferrari em muitas atividades, não apenas no GT3. Nada está parado”, finalizou.