Ferrari 296 GT3 estreia em 2023 na IMSA
O legado da Ferrari nas corridas de carros esportivos é anterior à sua lendária história na Fórmula 1. E começará um novo capítulo nas 24 Horas de Daytona. A abertura da IMSA 2023 marcará a estreia do modelo 296 GT3.
Assim, a história dos carros esportivos do “Cavalo empinado” começou em 1949. A princípio, quando um 166MM venceu as 24 Horas de Le Mans com Luigi Chinetti e Peter Mitchell-Thomson. Chinetti desenvolveu um relacionamento próximo com Enzo Ferrari e desempenhou um papel importante na ascensão da Ferrari à proeminência no mercado norte-americano, como distribuidor/revendedor e operador da NART – North American Racing Team.
O recorde da marca italiana nas corridas de carros esportivos americanos é impressionante, incluindo duas vitórias gerais em Daytona e nada menos que uma dúzia de triunfos nas 12 Horas de Sebring. A Ferrari não competiu por vitórias gerais de carros esportivos até hoje no século 21, mas suas entradas baseadas em modelos GT conquistaram vitórias de classe em quase todos os principais eventos do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar, incluindo seis em Sebring desde 2007 e 10 em Petit Le Mans desde 2003.
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O 296 GT3 substituiu o 488 GT3 EVO 2020, que conquistou sua mais recente vitória na IMSA em Sebring em março. Quando a Cetilar Racing triunfou na classe GT Daytona (GTD). Com os pilotos Antonio Fuoco , Roberto Lacorte e Giorgio Sernagiotto.
Em outras palavras, o 488 GT3 da Risi Competizione garantiu dois segundos lugares este ano na classe GTD PRO, em Daytona e nas 6 Horas de Watkins Glen do Sahlen, o que levou Risi a ganhar o campeonato IMSA Michelin Endurance Cup.
Desde 2016, as versões preparadas para corridas do 488 conquistaram mais de 500 vitórias em corridas internacionalmente, tornando-o uma das Ferraris de competição mais bem-sucedidas de todos os tempos. Tanto sucesso quanto o 488 produzido, a Ferrari está ansiosa com o 296 e a ligação do novo carro à sua linha de produção.
“O 296 GT3 representa o futuro da Ferrari nas corridas de GT, setor que sempre viu o relacionamento mais próximo com os clientes e a maior transferência de tecnologia e soluções inovadoras para carros de produção”, dizia o comunicado da fabricante quando o carro foi lançado.
Mudanças no motor
Além disso, assim como seus antecessores GT, o 296 GT3 nasceu a partir do carro de estrada mais vendido do fabricante italiano. O 296 GTB, que possui um motor V-6 biturbo acoplado a um sistema híbrido de gerenciamento de energia e um câmbio de oito marchas. transmissão de dupla embreagem. Além disso, a Oreca está novamente trabalhando com a Ferrari como parceiro técnico para o projeto.
Contudo, os regulamentos internacionais do GT3 não permitem que a tecnologia híbrida chegue ao carro de corrida. Porém, o 296 GT3 compartilha a ampla configuração turbo V6 de 120 graus do carro de estrada. Sendo uma grande mudança em relação ao V8-biturbo naturalmente aspirado usado no 488. Ele produz 600 cavalos de potência, o novo V6 é mais eficiente em termos de combustível do que o V8 anterior. E também para ser compatível com os novos biocombustíveis da IMSA e outras organizações sancionadoras.
Aerodinâmica
Nesse ínterim, a aerodinâmica do carro de estrada 296 GTB foi desenvolvida em conjunto com o programa de corrida GT3. A Ferrari reivindica um ganho de 20% em downforce sobre o 488 GT3 EVO 2020 dentro dos parâmetros de homologação. O carro é projetado de forma modular para melhorar a facilidade de manutenção, especialmente durante as corridas de resistência.
Nesse sentido, a Ferrari consultou pilotos profissionais e amadores em sua busca para melhorar a ergonomia do cockpit. A maioria das funções do carro agora são operadas por controles de volante usando tecnologia pioneira nos carros de Fórmula 1.
“Este carro foi meticulosamente projetado em todos os detalhes e de todos os ângulos, em conformidade com os novos regulamentos do GT3”, diz o comunicado. “Ele herda o legado vencedor do 488 GT3 enquanto pretende escrever novas páginas na história do automobilismo do fabricante,”
O 296 GT3 começou os testes na pista em abril. Desde então, acumulou milhares de quilômetros de desenvolvimento no próprio circuito de Fiorano da Ferrari na Itália e em outros locais internacionais.
Por fim, o 296 GT3 estreará nas 24 Horas de Daytona em 2023, marcado para 28 a 29 de janeiro.