Felipe Nasr ajuda a Porsche a conquistar dobradinha nas 12 Horas de Sebring

A equipe Porsche Penske Motorsport dominou as 12 Doze Horas de Sebring, alcançando uma histórica dobradinha. O trio formado por Felipe Nasr, Nick Tandy e Laurens Vanthoor venceu a corrida e, com isso, garantiu a conquista não oficial das “36 Horas da Flórida”, ao somar também a vitória na Rolex 24 em Daytona. A prova ocorreu neste sábado, 15.
Nasr levou o Porsche 963 #7 à vitória com uma vantagem de 2,239 segundos sobre o carro-irmão #6, pilotado por Mathieu Jaminet. A segunda etapa da temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship teve um ritmo acelerado e viu os carros da Porsche se destacarem nas primeiras horas da noite.
Tandy protagonizou uma intensa disputa contra Frederik Vesti, da Action Express Racing, que pilotava o Cadillac V-Series.R #31. Os dois trocaram a liderança diversas vezes antes das paradas nos boxes, que mantiveram o Porsche #7 na ponta. Jaminet, recém-instalado no Porsche #6, ultrapassou Earl Bamber para assumir a segunda posição e ampliou sua vantagem sobre o neozelandês, que enfrentou dificuldades na reta final.
Sucesso da Porsche é histórica
A vitória marcou o primeiro triunfo geral da Porsche e da Penske em Sebring desde 2008, quando Timo Bernhard, Romain Dumas e Emmanuel Collard levaram um Porsche RS Spyder da classe LMP2 ao topo do pódio. Para Vanthoor e Tandy, essa foi a primeira vitória geral na tradicional prova. Tandy ainda alcançou um feito inédito ao se tornar o primeiro piloto a vencer Daytona, Sebring, Le Mans, Petit Le Mans, Spa 24 Horas e Nürburgring 24 Horas, conhecidas como as “seis grandes” corridas de resistência.
Jaminet dividiu o segundo lugar no Porsche #6 com Matt Campbell e Kevin Estre, que mantiveram o carro entre os três primeiros durante boa parte da corrida. O Acura ARX-06 #93 da Meyer Shank Racing, conduzido por Nick Yelloly, Renger van der Zande e Alex Palou, completou o pódio da categoria GTP. Yelloly conseguiu uma ultrapassagem estratégica sobre o BMW M Hybrid #25 da Team RLL e o Cadillac #31 da Action Express nos boxes, aproveitando uma bandeira amarela a 46 minutos do fim.
As posições no pelotão dianteiro permaneceram inalteradas após a última relargada, cerca de 15 minutos antes da bandeirada. Bamber conseguiu ultrapassar Neel Jani e terminou em quarto no Cadillac da Action Express, rebaixando o Porsche Proton Competition #5 para o quinto lugar, antes de uma parada extra a duas voltas do fim.
As demais equipes da classe GTP o feito de Felipe Nasr
O aguardado debut do Aston Martin Valkyrie da Heart of Racing no WeatherTech Championship resultou em um nono lugar geral para Ross Gunn, Roman De Angelis e Alex Riberas. O trio enfrentou diversos contratempos, incluindo uma penalidade de drive-through por exceder os limites do trem de força, que os fez perder duas voltas.
A Wayne Taylor Racing teve uma corrida complicada com seus Cadillacs, terminando em sétimo e 11º lugares, sendo o carro #10 o melhor posicionado. Problemas mecânicos e penalidades comprometeram a performance da equipe.
O Cadillac #40 de Brendon Hartley protagonizou um acidente na Curva 17, provocando uma das cinco bandeiras amarelas da corrida. Além do incidente, recebeu uma penalização de 60 segundos por entrar nos boxes fechados e perdeu um possível top 10.
O Acura MSR #60 de Tom Blomqvist e o BMW #24 de Philipp Eng também enfrentaram problemas após um contato nos boxes a pouco mais de três horas do fim, comprometendo suas chances de um bom resultado.
Por fim, o SC63 da Lamborghini foi o primeiro abandono da corrida na classe GTP, após completar mais de 250 voltas antes de sofrer um problema no escapamento esquerdo na nona hora.
AO Racing vence na classe GTD Pro

A AO Racing conquistou a vitória na classe GTD Pro, com Laurin Heinrich superando Max Hesse, da Paul Miller Racing, em uma disputa emocionante na reta final da corrida.
Heinrich, que dividiu o Porsche 911 GT3 R #77 com Klaus Bachler e Alessio Picariello, travou uma batalha intensa com Hesse pelo primeiro lugar. O alemão conseguiu ultrapassar o BMW M4 GT3 EVO #48 nas curvas 4 e 5, a 70 minutos do fim, e segurou a posição após uma última relargada causada por um furo no pneu do Mercedes-AMG GT3 Evo #80 da Lone Star Racing. Heinrich cruzou a linha de chegada com 4,371 segundos de vantagem sobre Hesse.
Essa foi a primeira vitória da AO Racing em um grande clássico de resistência, enquanto a Porsche voltou ao topo do pódio do GTD Pro em Sebring pela primeira vez desde o triunfo da Pfaff Motorsports em 2023.
Porém, durante toda a corrida, AO Racing e Paul Miller Racing se mantiveram na liderança da categoria. O BMW #48 assumiu a ponta quando Dan Harper superou Dennis Olsen, da Ford Multimatic Motorsports, nas primeiras horas da noite. No entanto, ao passar o comando do carro para Max Hesse, o alemão logo se viu pressionado por Heinrich.
As demais equipes
Com a ultrapassagem sobre Hesse, o Porsche #77 abriu uma vantagem de sete segundos, posteriormente eliminada pela bandeira amarela. No entanto, Heinrich manteve o controle e garantiu a vitória. Hesse, Harper e Jesse Krohn ficaram com a segunda colocação, seguidos pelo BMW #1 de Madison Snow, Neil Verhagen e Connor De Phillippi.
A DragonSpeed terminou em quarto com a Ferrari 296 GT3 #81, pilotada por Albert Costa, Davide Rigon e Giacomo Altoe, que havia conquistado a pole na categoria. Os Ford Mustang GT3 ficaram em quinto e sexto, com a máquina #64 de Seb Priaulx, Mike Rockenfeller e Ben Barker liderando a dupla.
Além disso, apesar da disputa acirrada, poucos carros do GTD Pro enfrentaram problemas graves. A Vasser Sullivan foi a equipe mais prejudicada, com seu Lexus RC F GT3 #14 de Jose Maria Lopez, Aaron Telitz e Kyle Kirkwood. O carro sofreu danos após um toque com o BMW #48, ficando várias voltas atrás.
Os Chevrolet Corvette Z06 GT3.R da Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports também tiveram dificuldades. O carro #3 perdeu tempo devido a uma barra de direção quebrada e problemas de sensor. Enquanto o #4 enfrentou falhas nos sensores de monitoramento da pressão dos pneus.
Aliás, a Pfaff Motorsports viu sua participação na prova ser interrompida. A parada ocorreu quando o sensor de torque do Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #9 apresentou defeito, exigindo reparos.
Winward Racing vence na classe GTD
Na classe GTD, a Winward Racing defendeu com sucesso seu título em Sebring. Com Philip Ellis superando Jack Hawksworth, da Vasser Sullivan, nos minutos finais da corrida.
Ellis, ao volante do Mercedes-AMG GT3 Evo #57, realizou uma ultrapassagem decisiva sobre o Lexus #12 de Hawksworth na Curva 5. Faltando menos de quinze minutos para o fim. A manobra ocorreu após Hawksworth ser retardado por um dos Corvettes do GTD Pro, permitindo que Ellis se posicionasse por dentro. Os carros se tocaram, resultando em uma leve escapada de pista de Hawksworth, o que consolidou a liderança do piloto da Winward Racing.
Ellis, junto com Russell Ward e Indy Dontje, garantiu sua segunda vitória consecutiva na clássica prova de resistência. A conquista veio após uma performance de recuperação. Já que a equipe precisou superar uma penalidade de drive-through por uma infração cometida por um dos mecânicos nos boxes.
Por fim, Hawksworth, ao lado de Parker Thompson e Frankie Montecalvo, terminou em segundo. Enquanto o Aston Martin Vantage GT3 Evo #27 da Heart of Racing Team completou o pódio da categoria.