F1 – Valencia – Opinião
A Red Bull realmente deu asas para seus carros. Pelo menos o de Mark Webber conseguiu literalmente levantar voou em Valência. Não foi mérito do piloto ou alguma invenção mirabolante dos projetistas da RBR. Webber foi vítima da FIA e do seu ex-moribundo presidente Max Mosley.
Mosley pensou que era fácil por equipes novatas na categoria a qualquer custo. Se você der um bisturi para um leigo ele até vai cortar mais não da forma certa e assim se fez. As novas equipes até tem vontade mais não tem capacidade. Poremos tirar duas conclusões desse acidente. Ou Kovalainen quando avistou o carro mais rápido mudou de trajetória e Webber acabou indo para o mesmo lado, ou Webber chegou rápido demais na Lotus e não deu tempo para desviar.
O Fato é que a FIA errou em não ter dado tempo suficiente para estas equipes treinarem e mais tempo ainda para um desenvolvimento descente dos carros. Outra coisa que não funcionou foi a “barbatana” que se proliferou entre os monopostos da F1 e que segundo os entendidos serve para evitar decolagens em caso de toques entre rodas ou atropelamentos como esse da RBR com a Lotus. Não funcionou. Talvez tivesse funcionado se o aerofólio dianteiro não tivesse sido destruído. Lembro que há alguns tempo a FIA sugeriu o apetrecho para os protótipos da ACO o que causou certa a apreensão por parte de quem não quer ver a FIA se metendo na LMS.
Fora este acidente a corrida foi parada. Assim como no circuito da Catalunia as provas espanholas são como procissões sem emoção e ultrapassagens. A vitória de Vettel foi prevista se Hamilton não tivesse que poupar equipamento. Mesmo com os protestos de Alonso para cima do Inglês não foram suficientes e em condições normais teria passado o alemãozinho da RBR. A Ferrari por sua vez foi prejudicada pelo carro de segurança e por um Kobayashi lento em demasia. Assim como a Ferrari todos andaram melhor depois que a Sauber foi para os boxes, no final fomos brindados pelas ótimas ultrapassagens do jovem nipônico em cima de Alonso e Buemi. Pelo menos nestas mudanças de troca de pneus a FIA acertou.
Entre os brasileiros Rubinho é que merece um devido destaque mostrando reação por parte da Willians. É bom ver uma equipe tão tradicional de volta nas primeiras posições. Para Silverstone é esperado um novo pacote aerodinâmico, como o brasileiro sempre andou bem lá nos resta torcer. Massa foi traído pelo carro de segurança e não conseguiu fazer mais nada.
O próximo round será no reformulado Silverstone. Com um circuito maior que não deve ter sido feito por Hermann Tilke a prova deve ser melhor do que esta de Valencia. A nota negativa mais uma vez fica por conta da Rede Globo que não passou à festa do podium e o Sportv a entrevista coletiva. Até posso aceitar que estamos em época de copa do mundo. Se fosse o Brasil que estivesse jogando seria uma coisa, mais nada justifica cortar para ver jogos que não forem do nosso time. Temos que torcer para que a corrida Inglesa não seja prejudicada por um joguinho qualquer.
Para recordar ou para quem não sabe Webber já deu uma voada com um Mercedes CLK em Le Mans no ano de 1999.
Salve Fernando,
A corrida em Valencia foi terrivelmente ruim.
Toda essa celeuma com relação ao SC se deve a péssima direção de prova que se tivesse alguma massa encefálica,colocaria o carro a frente do 1ºcolocado deixando os demais passarem,como não o fez errou feio!
abraço