bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

f1_grand_prix_logo

01.04.2010 Kuala Lumpur, Malaysia, 
Felipe Massa (BRA), Scuderia Ferrari  - Formula 1 World Championship, Rd 3, Malaysian Grand Prix, Thursday - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Charniaux / xpb.cc Agora vai? Se a Ferrari deixar vai sim

Temos que olhar com muita cautela essa liderança do campeonato de F1 conquistada por Massa. Os jornais e portais do Brasil estão eufóricos afinal desde 2008 não temos um brasileiro liderando o certame. Porem como Massa conquistou essa liderança é que deve ser analisada. Todas as corridas realizadas até agora foram feitas de forma excepcional pelo brasileiro, sendo em todas superior a Alonso. Mesmo o espanhol ganhando a primeira o fez por problemas no carro do brasileiro e pelo jogo de equipe da Ferrari. Se fosse o contrário com certeza Alonso teria obedecido também. Mesmo não tendo o melhor carro do grid no momento o brasileiro tem tirado leite de pedra muito mais do que o bi-campeão Alonso e ai está o seu diferencial.

Mas estamos esquecendo de uma coisa que ninguém está dando a devida atenção, o desempenho da RBR. Se não fosse problemas de confiabilidade Vettel já teria 30 pontos e uma enorme vantagem até agora no campeonato. Nas duas primeiras provas a Ferrari não chegou nem perto de uma disputa direta com Vettel, por outro lado Webber apesar dos erros também é um piloto consistente. A vantagem que Massa tem tirando é ótima, mas deve ser muito mais muito bem trabalhada. A Ferrari é ótima em táticas erradas e burradas em geral e isso não deve ser esquecido. Ou alguém esquece de 2008? Também não devemos desconsiderar que o modelo de 2010 não é tudo isso em no quesito confiabilidade.

E a corrida? Perfeita! Muita disputa, brigas e poucos abandonos. Vou dar uma dica para a FIA. Molhar a pista no momento em que Ferrari e McLarem forem fazer os tempos. Toda a graça da corrida foi ver a recuperação das duas equipes. Hamilton foi muito competente nas ultrapassagens e disputas. Não tomou conhecimento dos adversários e provou que quando a pista é boa da para ultrapassar sim. Deveria ter sido punido quando ficou brincando de zigue zague com o piloto da Renault Petrov. Por essas e outras é que Hamilton pinta e borda e todo mundo acha bonito. Queria ver se tivesse um Alonso ali atrás. Errada também foi a FIA. Com esse ato se abre um precedente pois todos vão se achar no direito de fazer as mesmas manobras.

Esperava um melhor desempenho de Button. Tentou repetir a tática de trocar os pneus antes mais não obteve o resultado que queria. Achei ele pouco combativo. Não esboçou resistência quando foi ultrapassado por Massa. Uma ultrapassagem limpa de ambos. Poderia ter feito alguma coisa, mudado o traçado. Quando chegou a vez de Alonso a coisa mudou Button foi bem mais combativo a ponto de fazer o espanhol errar duas vezes até errar uma marcha e acabar com seu motor. Alonso depois da primeira vitória não parece muito “ligado” nas coisas. Fez duas corridas apáticas. Claro que o “apático” do Alonso é superior a grande maioria dos pilotos do grid. Mais ele pode mais ate lá Massa agradece.

Bom desempenho se é que podemos considerar bom é conseguir terminar uma corrida. Esse “mérito” foi conquistado por Senna e Grassi. Mesmo não tendo um desempenho bom os dois carros chegaram ao final da corrida e é isto que importa neste momento na vida da equipe. Consistência e ritmo de corrida. Rubinho como sempre dá sinais de que o “sonho” de pilotos uma Williams está se tornando um pesadelo. Que o carro não é bom isso todos sabem. Desde os testes de pré-temporada o brasileiro tinha consciência de que a diferença entre o carro da Brawn e a Williams seria enorme. Bastou um primeiro “mal” resultado para começar a reclamar do carro. Coincidência ou não foi a primeira vez que seu companheiro de equipe chegou a sua frente. Rubinho mais uma vez se comportou como um bebe chorão. Com quase 20 anos de F1 já devia ter mudado de atitude. Como dizem, “ em boca fechada não se entra mosca”.

E Schumacher? Pensei que ele seria o diferencial pois o Galvão só faltou ir lá e levar o bonzão no colo. Com chuva esperei mais do alemão. Poderia ter feito a pole, não o fez e também não fez nada na corrida até quebrar. Rosberg ao contrário fez uma ótima corrida terminando no podium. Em outras palavras. Decepcionou. A próxima corrida será no rápido circuito da China. Ate lá.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.