bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

15239933_1

Começo a coluna de hoje um tanto quando decepcionado. Esperei muito do GP Japonês e o que vi foi uma repetição da corrida de Cingapura. Pouca emoção com pilotos altamente cautelosos. Talvez seja reflexo do ótimo treino que tivemos no Sábado. Ótimo sim pois a tempos não víamos tantos acidentes e bandeiras vermelhas na F1. Reflexo de uma pista perigosa ou de pilotos pouco preparados?

As declarações de Barrichello dizendo que Suzuka é um circuito perigoso soaram como piada para mim. Perigoso sim são esses jovens pilotos que aprenderam a correr em simuladores como GP4 e GTR2, que tem medo de fazer uma curva de alta com o pé em baixo, os acidentes de Jaime Alguersuari, Buemi e Kovalainen são a constatação de como os novos pilotos se comportam quando andar em circuitos verdadeiros e não em kartodromos. Erram e erram feio, tirando o acidente de Glock que foi causado por uma falha mecânica os outros foram pura barbeiragem. É a mesma coisa que dar uma moto para quem sempre andou de bicicleta. Vai errar. Talvez o único erro de Rubinho no final de semana foi ter dito que o circuito merece mudanças. Não seria mais fácil por pilotos com mais experiência nos carros? Ou então poderiam começar a fazer as corridas no estacionamento da FIA, altamente seguro e sem emoção.

Mesmo com a qualidade questionável de 50% do grid foi bom ver a corrida sendo altamente otimista. Vettel foi cerebral, não sendo ameaçado em nenhum momento da prova, nem depois que o SC entrou faltando poucas voltas para o final foi ameaçado pelo competente Trulli. Ao contrário de seu companheiro Mark Webber o jovem alemãozinho teve um final de semana sem extress.
É sempre bom ver Trulli andando na frente ainda mais superando nos boxes o arrogante Hamilton com seu “poderoso” Kers. Acreditei que o Inglês ia conseguir roubar a segunda posição do italiano na relargada mais parecia satisfeito com o terceiro lugar. Esperei mais de Kimi e Rosberg mais ficarão apenas em quarto e quinto respectivamente.

Nosso Rubens fez o que pode com o carro limitado que neste final de campeonato, não contava com a lambança que fez Sutil e Kova dando de lambuja para Button duas posições ainda no começo do certame. E mesmo faltando duas provas temos que ser realistas, Rubinho não tem carro para vencer o GP do Brasil daqui a duas semanas. E se tiver com certeza Button também terá e com os 14 pontos de vantagem fica complicado. Se pelo menos tivéssemos Nelsinho ainda na F1 os torcedores poderiam fazer uma vaquinha para o jovem bater em Button. Gostei da resposta que Rubinho deu no Carlos Gil quando questionado sobre sua falta de “ação” neste final de campeonato.

Falta de ação? Ganhar duas corridas como Rubinho ganhou não foi com determinação, arrojo e principalmente garra? Rubinho tem se mostrado infinitamente superior a Button nesta segunda metade do campeonato e dizer que o brasileiro não tem garra é algo no mínimo ridículo. Não culpo Carlos Gil pois ele é um brilhante repórter, o problema dele que assim como nós brasileiros somos brindados a cada transmissão pelas asneiras que Galvão Bueno fala e que Gil também ouve através do ponto eletrônico. Com Galvão adora se gabar dizendo que está a 30 e poucos anos narrando F1 parece entender ou não saber destingir o que é falta de garra do que é determinação. Nem precisa ir longe, é só ver o fraco desempenho de Fisichella que terminou em 12º afrente das duas Force India.

Destaques da prova

Force India
Istanbul_park_force_india_VJM02_in_garage
Queria parabenizar os engenheiros que fizeram o chassi da FI este ano. Mesmo não tendo um desempenho convincente em Suzuka sempre andaram na frete durante todo o final de semana. Sinal de que o carro é bom em pistas de alta e não nos cartódromos que são os circuitos atuais. Imagino esses carros correndo na antiga pista de Hockenheim. Vai ser legal ver eles na reta dos boxes de Interlagos.

Nelsinho Piquet na Nascar 
nelsinho-piquet2
Fiquei surpreso ao ler no site da Globo que Nelsinho irá fazer testes e possivelmente correr na Nascar ano que vem. Vai ser uma boa experiência para o piloto que não se valerá do sobre nome e nem da “moral” do pai para conseguir vaga em equipe competitiva. Por outro lado quero ver o o galalau correndo em circuitos ovais com pilotos mais velhos e mas experientes. A única vantagem para o brasileiro é que toques e batidas em muro são coisas comuns, e nisso nosso amigo tem um conhecimento surpreendente.

Vettel
vettel
 Todos diziam que Webber seria o principal piloto da RBR este ano. Outros dava como certo que Vettel iria humilhar seus adversários. O fato é que o jovem Alemão está sendo a diferença neste final de campeonato. Vettel venceu três corridas este ano, amadurecei de forma incrível e está um degrau a cima desses “novos” talentos que só fizeram cagadas neste final de semana. Chega como favorito em Interlagos e não tem nada a perder. Mesmo estando em terceiro e com chances matemáticas vai correr pela vitória nas últimas etapas e pode ajudar indiretamente Barrichello.

Trulli e seus altos e baixos

l__u4z0702-2

Eu gosto do Trulli, mesmo sendo muitas vezes uma chicane ambulante é um piloto competente e ótimo acertador de carros. Se tivesse uma equipe de F1 ou GT ou de protótipo com certeza botaria Trulli em um dos carros juntos com outro veterano Alan Macnish. Talvez seja a última temporada de Trulli na F1. Pode não ter tido nunca um carro vencedor nestes anos todos, mas nos brindou com belas ultrapassagens, fantásticos acidentes.

Interlagos
interlagos_tracado_antigo

A foto ai em cima era do antigo Interlagos. Antigo pois durou até 1989 e por determinação da FIA é o circuito bobo de hoje. As perfeitas curvas 1 e 2 seguidas pelo retão levavam os carros a velocidades incríveis. Hoje temos a reta dos boxes como principal e talvez único ponto de ultrapassagem. Quem joga GTR2 pode matar a curiosidade e baixar a pista com o antigo traçado. Mais um circuito que a FIA matou.

1 comentário em “F1 – GP Suzuka

  1. Olha… depois da classificação no sabado de madruga nem perdi muito tempo com a corrida.
    Acordei, assisti 10 voltas… dormi e acordei qnd faltavam 7 voltas ja com safety car.
    Pèlo que vi e li depois não perdi muita coisa. Infelizmente temos que ser realistas. A menos que o Button não acabe, ficou dificilimo para nosso herói canarinho agora!
    Uma pena. Volto ao ponto de que ele perdeu o campeonato nas complicações no início do ano. Se naquelas 7 primeiras etapas (q o button venceu 6) o barrica tivesse vencido ao menos 2 e nao tivesse ficado sem terminar outra… com certeza a historia seria outra!
    E o Vettel… não gosto dele. Alemãozinho abobado… realmente não me agrada e nao quero que ele seje campeão este ano. De preferência nunca, pq o schumi vai puxar um saco desse cara que pelo amor de deus.
    Mesma coisa pra mim o button, acho que nao merecia ser campeão. Mas quem mercecia?! Hamilton não, raikkonen não. Só o massa e o barrica mesmo!! :p
    Abraço a todos!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.