F1 GP Japão–Opinião
Para mim todo os pilotos que um dia desejam pilotar um carro de corrida fazem isso por objetivos bem específicos. Ou querem testar seus limites, andar mais rápidos ou ganhar do cara do carro ao lado. Claro que na F1 atual esses desejos e anseios muitas vezes são postos em segundo plano por dinheiro ou por marketing.
A prova de Suzuka não foi uma das mais emocionantes do calendário as únicas emoções foram a serie de batidas logo na primeira curva e a bela atuação de Kobayashi passando por cima dos seus adversários de uma forma assustadora. Ele bateu, empurrou e só não jogou na grama porque não deu. Queria ter visto ele tentando ultrapassar o todo poderoso Schumacher e ver no que iria dar.
Mas para quem prestou atenção na corrida foi a disputa entre os pilotos da mesma equipe. Primeiro os dois pilotos da RBR. Vettel largou decidido e teve que suar para não ser pego por Weber. Claro que o menino é bom e competente, meio afobado as vezes mais ele teria tido outra condução se não fosse seu companheiro de equipe ali atrás.
Comportamento similar teve Hamilton e Button que faziam uma corrida tranquila se não fosse a terceira marcha do carro de Hamilton. Ele bem que tentou mais teve que ceder passagem para Button. Não que os dois fossem dividir a curva como fizeram na Turquia mais foi interessante ver Hamilton “cedendo” uma posição mesmo que a contra gosto.
O caso mais curioso sem dúvida foi o de Schumacher e Rosberg. O alemão visivelmente mais rápido penou mais penou para passar seu jovem companheiro de equipe. Tentou e mostrou certa habilidade. Mas nada que intimidou Rosberg que só cedeu a passagem depois de uma roda do seu carro sair sem pedir permissão.
Ainda acho que o foi o olho gordo de Schumacher ou algum comando dos boxes da Mercedes que já estava se incomodando em ver seu astro mor apanhar de um piloto não tão bom. Talvez esta seja aprova irrefutável de que o tempo de Schumi na categoria já se acabou a muitos anos.
Alonso apenas cumpriu tabela e fez valer seu talento para chegar em terceiro. Seria injusto comparar o desempenho de Alonso e Massa, infelizmente nos treinos em nenhum momento Massa chegou perto de Alonso nos tempos.
Teremos mais três provas para o término do campeonato. Coreia do Sul, Interlagos e Abu Dhabi. Destas três não espero muita emoção a não ser em interlagos por conta do traçado. Ano passado nos Emirados Árabes vimos um desfile de carros de luxo sem grandes emoções. Para a prova da Coreia se ela se realizar não espero grandes surpresas. Até lá.