F1 GP do Canadá–Endurance ou GP?

negativo-positivo-thumb8559052

A FIA bem que tentou, mas no final das contas não conseguiu estragar o sempre surpreendente GP do Canadá. Com a atitude de largar com o carro de segurança sempre que uma chuva um pouco mais forte molha os ricos pilotos, a entidade máxima dá aquele claro sinal de não gosta de emoção. Gostaria de ver se a paranoia fosse aplicada em outras categorias como o rally Dakar ou o mundial da rally. É lamentável. Acho e digo por todos os torcedores que o piloto deve saber bem o que o espera em uma corrida de automóveis principalmente na F1 que é um das mais rápidas. Se a FIA não quer correr riscos, que cancele o campeonato e mande todos os seus pilotos jogar Rfactor ou Iracing aonde ninguém se machuca ou se molha.

Com esse pensamento, Hamilton novamente pensou que estava comandando seu Logitec G27 e começou a se atravessar na frente dos pilotos. Atitude mais do que lamentável. No primeiro toque que teve com Webber, na minha modesta opinião, ele não teve tanta culpa, pois os dois não iriam passar ali. Se freasse mais forte poderia rodar ou acertar literalmente o carro da RBR. No segundo toque com seu companheiro de equipe foi altamente burro. Mesmo com Button mais lento e no lado limpo da pista, Hamilton teria condições de usar a Asa Móvel, Kers e um pouco do seu talento para passar pelo lado mais molhado e conseguir controlar. Ele tinha espaço para isso e, pelo histórico de Button, duvido que fosse tentar algo suicida. Só que estamos falando de Hamilton, o intocável.

Não tinha intenção de comentar suas declarações na corrida passada, em que se dizia injustiçado pelos comissários por ser negro e toda aquela ladainha que conhecemos de pessoas que se fazem ou se acham superiores. Hamilton é um ótimo piloto, não do mesmo nível de Senna ou Schumacher, mas como esses dois ele faz xixi, cocô e até onde sei não flutua como um semideus. Se a FIA quer que a corrida tenha um bom andamento que o suspenda por 1 corrida. Não foi isso que aconteceu com Schumacher em 1994 quando seu carro estava irregular? E olha que naquela época ele não botou em risco ninguém. Penalidades como Stop and Go, Perder 10 segundos na próxima corrida isso para quem tem um dos melhores carros do grid e pela alta competitividade da F1 atualmente é uma piada.

Não desmerecendo Button que fez uma corrida perfeita quem poderia imaginar que um piloto que teve 6 paradas nos boxes seria o vencedor da prova ou na pior da hipóteses chegar em segundo não fosse o erro de Vettel?

Isso que Button também foi ceifado por uma punição injusta por andar rápido enquanto o SC estava na pista. Ridículo já que não o vi forçando uma ultrapassagem ou qualquer coisa do tipo enquanto o belo Mercedes SLS desfilava pela pista. São medidas assim que matam a graça da coisa deixando ótimos pilotos limitados e como medo de ser arrojados. Mas Button que estava determinado foi e venceu a prova e mesmo não ameaçando o reinado do jovem piloto da RBR o deixou com uma pulga atrás da orelha.

Foi engraçado ver o todo poderoso Schumacher em ação nesta corrida. A imprensa “especializada” tratou de ovacionar a boa prova do Alemão. É sabido que ele é um dos melhores pilotos quando o piso está molhado, mas não seria mais condizente com seu histórico ele tirar leite de pedra quando está competindo em pista seca? É lamentável pensar que “Schumy voltou”. Dadas às circunstancias ele fez uma boa corrida sim, mas ainda não achou e duvido que ache o caminho da vitória. Se ele quer mostrar talento que acredito que tenha que use como exemplo os anos de 2000 e 2001, que com um carro inferior lutou de igual para igual com a McLaren de Hakkinen e Coulthard. Aquele Schumacher eu gostaria de ver novamente.

No mais tivemos a ótima corrida costumeira, onde prevaleceu o braço dos melhores. Foi uma pena Massa ter batido, pois poderia ter acabado no pódio, infelizmente o azar que ronda o brasileiro esteve bem presente este ano.

Para terminar o que foi aquela transmissão da globo? Lamentável ter que ouvir Galvão Bueno falar com aquela voz cínica “as 4 vai ter jogo” e dai? Não tem jogo em quase todos os dias da semana? Seriam os únicos jogos do ano? Pensei que nem tudo estava perdido quando entrou o “show” do intervalo, mas era muito mais interessante ver os lindos e civilizados torcedores do que ver a bela corrida. Acredito que deve existir algum contrato entre a emissora e a F1 quando algum tipo de empecilho atrasa o bom andamento da mesma.

Com atitudes assim é que nosso automobilismo não se desenvolve e grande maioria de possíveis compradores desconhece ótimas categorias internacionais como FIAGT ou o Endurance. Com o lançamento do SPORTV3 para o segundo semestre a esperança de que mais campeonatos, mesmo que em forma de VT, possam ser disponibilizados para quem pode ter tv por assinatura ou temos que torcer para Cacá Bueno dar o ar da graça no WTCC para podermos ver algo além de F1 e Stockcar.
Published
10 anos ago
Categories
F1Opinião
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *