bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

08.07.2010 Silverstone, England,  Cosworth engine, visit of the Cosworth factory in Northhampton - Formula 1 World Championship, Rd 10, British Grand Prix, Thursday - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Charniaux / xpb.cc
Motor Mercedes, Ferrari 1.6? Será?

Saiu uma notícia um tanto quanto curiosa. Assim como para 2011 a Pirelli é a fornecedora de pneus o que vai trazer muitas mudanças para a categoria, para 2013 a mudança será maior… nos motores.

Nunca fui muito de concordar com as ideias e principalmente devaneios do Sr. Ecclestone pois a meu ver se hoje temos uma F1 vendida e sem graça devemos ao seu modelo de gestão. Porém ele e a grande maioria dos construtores (estou me incluindo nisso) é o fato da resolução da FIA que para 2013 os motores serão 1.6 turbinados com algum sistema híbrido de reaproveitamento de energia.

A ideia do reaproveitamento do combustível é louvável mas motor 1.6… não sei não. Claro que hoje e até lá 2013 a evolução dos motores vai aumentar. Temos como exemplo hoje um motor 1.4 do Punto T-Jet que rende igual e gasta menos que o antigo motor 1.8 do Golf GTI. Talvez por que eu seja um tanto quanto saudosista e medroso quando mudanças muito grandes são feitas. Mas para mim motor de F1 tem que ser motor grande, V10 V12 motores com “porte” e antes que digam que um V10 ou V12 são de concepção ultrapassada ou beberrões é só ver o V10 que equipa a Audi RS6 Avant. São 580 cv com uma média de estrada de 15km/l.

Em suas declarações Ecclestone critica duramente esta “novidade“Nós temos um motor muito bom. Por que devemos mudar para algo que vai custar milhões de libras e que ninguém quer e que pode acabar com um fabricante obter uma grande vantagem?”

Em sua história recente a F1 teve o Kers em 2009 que muitas equipes não usaram e ficou algo demasiadamente caro. Provável que ano que vem o sistema retorne menos e mais confiável.
Temos que esperar os próximos capítulos desta novela… Até lá seja o que Deus e o Sr. Ecclestone quiserem.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.