bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

74732483

Dizem que quando se ganhar um presente grande que não era esperado e sabidamente daria incomodo chamas ele de elefante branco. Todos nós já ganhamos algo que não gostaríamos de ter e o pior temos que transparecer que gostamos. Atualmente a F1 está assim. Um grande incomodo para muita gente.

Quem teve paciência para assistir a corrida da Coreia teve a sensação de que estava sendo logrado. Se eu tivesse comprado ingressos para assistir no autódromo com certeza eu iria querer meu dinheiro de volta.

A “desculpa “ de que tinha chuva em demasia não justifica andar quase 20 voltas atrás do carro se segurança. A alegação de que isso era necessário para a segurança dos pilotos na verdade foi uma grande piada. Se fosse realmente levando em conta o fator segurança nem deviam ter largado ou melhor devia ter sido adiada a prova.

Foi preferido andar com os carros em fila indiana como se isso fosse o que realmente o público e principalmente os patrocinadores gostariam de ver. Claro que ninguém quer entrar em um carro e ter a possibilidade de bater e morrer, só que andar em um dia de sol em Monza a quase 340km/h não é um risco também?

O que se viu foi uma pista mal preparada ainda em construção. As tomadas aéreas mostravam mais um terreno com uma terraplanagem mal feita do que um circuito de F1. Lama por todos os lados, sistema de drenagem falho ou inexistente e sequer sistema de iluminação para corridas a noite ou pelo menos melhorar a visibilidade dos pilotos. O pódio mais parecia uma barraca destas de festa de São João do que realmente um pódio de um circuito de F1.

A prova com quase 3 horas de duração provou que os pilotos de F1 não tem o pique que se esperava deles. Claro que um monoposto não tem faróis e o circuito com suas instalações precárias não dava visibilidade, porém a fisionomia dos pilotos quando saiam do carro dava a entender que tinha acabado de serem resgatados de algum lugar péssimo. Nem os mineiros que ficaram 2 meses a 700 metros de profundidade sairão tão abatidos do que Alonso por exemplo. Queria ver eles fazendo uma corrida como 12 horas de Sebring ou Petit Le Mans.

Alonso que ganhou uma corrida dada pela RBR depois que Webber tentou pegar o lugar de Loeb no WRC e andou com sua RBR na lama e Vettel que teve o motor estourado. Era esperado algum erro do jovem alemãozinho mais não um erro do carro. Wettel também surpreendeu a muitos com um erro primário. Pelo menos desta vez a culpa não foi do circuito.

Os brasileiros Massa chegou em terceiro mais pelos erro dos outros do que por mérito e Rubinho em quinto provou mais uma vez que é um ótimo piloto na chuva.

Lendo as várias críticas que foram feitas para o GP do final de semana me pergunto. Valeu a pena correr na Coréia? A resposta é NÃO. Triste é saber que a emoção deu lugar aos dólares e euros destes países que querem ter um GP. Nada contra, acho que o que realmente deve ser revisto é o custo X benefício da coisa.

A próxima prova será em Interlagos. Hoje li depoimentos de Bernie Ecclestone reclamando da demora das melhorias do circuito. Infelizmente todos os anos Interlagos é alvo de críticas por parte do promotor da F1 que parece não olhar para os “belos” circuitos sem graça que povoam o calendário da categoria. Interlagos pode não ser o autódromo mais moderno do mundo, mas tem algo que os outros não tem. Pontos de ultrapassagem.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.