F1 – Austrália – Análise.
E começa a temporada 2010 da F1 AGORA! Sim para mim e para todos o campeonato começou neste final de semana. Gostei da idéia da FIA de fazer uma prévia com a apresentação dos carros duas semanas atrás na Bahrein. Brincadeiras a parte a F1 se mostrou superior em todos os sentidos na prova australiana. Em competitividade, erros dos pilotos e acidentes. Claro que quem vai a uma corrida seja de qual categoria for quer ver é carro saindo da pista, batidas, belas disputas. Tivemos tudo isso em Melbourne. Coincidência ou não o circuito está a muitos anos no calendário da F1 já o do Bahrein…
A chuva foi o fator determinante? Foi em partes. A pista australiana tem algumas particularidades que junto com Montreal e a finada A1Ring tem. Curvas de raio maior do que 90º. Caso o piloto da frente erre o de traz consegue fazer alguma coisa para poder ultrapassar. Vimos muito isso na disputa entre Massa, Webber, Alonso e Hamilton. A troca de posição ali foi intensa e limpa. Adorei ver a rodada de Hamilton, com certeza ele percebeu que no carro da frente não tinha qualquer piloto. Alonso foi limpo e enganou o jovem britânico freando um pouco antes, perfeito. Uma pena que com as cagadas de Hamilton Webber também saiu prejudicado.
Porém prejudicado mesmo foi a RBR. Tinham tudo para fazer dobradinha, só que foram traídos por erros. Vettel mesmo devia procurar alguma ajuda espiritual para ver o que acontece com seu carro. Será que o motor do seu RBR era o mesmo que equipou o carro de Nelsinho ano passado? Só pode para ter azar assim só mesmo uma ajuda do nosso amigo dos muros.
Te cuida Hamilton rs
A chuva ajudou e muito foi o colega Janson Button. Mesmo não sendo muito fã da Mclarem gostei de ver ele ganhando de forma categoria e limpa. Teve sangue frio para trocar os pneus antes dos outros e braço para segurar o carro em uma pista de gelo. Assim ele bota mais pressão no bobinho do Hamilton e como ele adora errar quando está sob pressão podemos esperar mais espetáculos nas próximas provas. Com esse “mal olhado” que paira sobre a RBR penso que vamos ter novamente uma bela disputa entre Ferrari e Mclarem.
O bom desempenho de Robert Kubica também vale a pena ser destacado. Correu com maestria e mereceu o segundo lugar mesmo com todas as limitações que seu carro tem. Nessas horas que conhecemos os verdadeiros pilotos e quem está ali para fazer número.
Os pilotos da Ferrari tiraram água de pedra nesta corrida. Alonso por ter rodado na largada e Massa por conta de mais um erro da Ferrari nos boxes. Sem dúvida a melhor dupla de pilotos. Massa segurando o carro com pneus ruins foi perfeito. Alonso vindo de último e passando todos também merece o destaque. Ponto para o brasileiro que em determinado momento da corrida tinha o carro mais lento que o do espanhol e não deixou ele se meter a bobo. Claro que a Ferrari não ia deixa os dois dividirem uma curva, só que a demonstração de talento de Massa já deixou claro para Alonso que nem tudo será um mar de rosas em uma disputa do título.
Rosas com espinhos é o que Bruno Senna e DiGrassi ganharam neste final de semana, não completando a prova. Meu medo é que o fraco desempenho desses carros acabe por manchar o bom trabalho que ambos fizeram em outras categorias. A FIA já devia ter aberto testes para estas equipes terem kilometragem suficiente para pelo menos estarem a 2 segundos dos primeiros colocados. Todas já falaram quem com a fase europeia tudo vai mudar. Espero que sim, pois ver o Galvão reclamando de duas classes de carros o tempo não se agüenta mais. Ele jamais poderia narrar uma corrida da LMS por exemplo.
E Schumacher? Foi triste para não dizer cômico o desempenho do bonzão nesta prova. Ele tinha todos os ingredientes para fazer uma ótima apresentação e tirar vantagem da situação como fez Alonso. Pior ficou mais da metade da corrida tentando passar carros medianos, mais lentos e pilotos notoriamente inferiores. Triste muito triste o papel que ele está se prestando. No outro lado da flecha está Rosberg fazendo um ótimo trabalho e levando o carro até onde ele pode ir.
O alemão se tornou um figurante no meio de nomes sem tanto brilho. Ele poderia ser o homem a ser batido, um estímulo para tantos pilotos novos que viram ele correr e ganhar de forma brilhante algumas corridas eu falei “algumas”. É cedo para dar um veredicto sobre o desempenho dele. Qualidades ele tem e já provou com todos os recordes possíveis. Uma coisa que tenho notado é que aquele “medo” que os outros pilotos tinham dele não existe mais. Schumacher está se comportando como um piloto como outro qualquer.
A Mercedes não tem carro para ganhar corrida AINDA, mas tem carro para não chegar nas últimas posições e principalmente dois pilotos competentes… se bem que até agora só 1 foi. Bom trabalho fez a Force Índia com o sétimo lugar de Liuzzi para uma equipe que sempre estava acostumada a ficar nas últimas posições prova após prova vem se destacando. Quero ver o desempenho deles em circuitos mais rápidos. Mérito do motor Mercedes. Também queria destacar o novo modelo de carro de segurança da Mercedes o SL300. Como é lindo, melhor mesmo se fosse um Audi R8.
Belo carro
O vídeo do final de semana fica por conta da barbeiragem do Hamilton em cima do Alonso. Vale a pena rever muitas vezes.
A próxima corrida será no próximo final de semana em Sepang. Com duas belas retas vamos ver como irão se comportar os carros. Até lá
Corrida muito boa por sinal!!
Como sempre Melbourne proporciona muita emoção. Ainda não entendi por que mudaram a prova de “lugar” no calendário. Tinha que ser a prova de abertura, como já era tradicional!
Prova sempre cheia de pegas e alternativas.
Destaque negativo pra Red Bull. Novamente o Vettel fica na mão e o Webber mão-de-pau estragou a corrida no final.
Button surpreendeu positivamente. Mas acho que vai ficar fora da briga pelo campeonato este ano.
Shummi ta tendo que reaprender a andar. Não acho que da pra julgar ele pelo que aconteceu até agora.
Abraços