bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

17062007087-001-787853Um vai começar 2011 rindo…

O Campeonato de 2010 de F1 foi sem dúvida um dos melhores dos últimos anos. Mesmo com provas em circuitos ridículos para não dizer outra coisa tivemos emoção até a última prova. Se Vettel merecia ou não o título dai já são outros 500…

Foram mais baixos do que altos os momentos de Vettel ao longo do ano. Sempre tendo atitudes que o botavam em cheque. Tinha o melhor carro mas era o melhor piloto? Claro que o jovem alemãozinho tem um ótimo talento desde sua primeira vitória em Monza no ano passado. Mas como todo jovem ele também tem um pouco de Hamilton em seu sangue e em momentos críticos os erros apareciam. Não apareceram na última prova e ele ganhou o campeonato. Ele teve seu mérito e ao contrário de Haikkonen que também foi campeão em 2007 na última prova por pura sorte. Vettel soube aproveitar o maior adversário de seus rivais pela luta pelo título. A pista.

Hermann Tilke que também é Alemão, foi o maior colaborador pelo título de Vettel. Se a pista tivesse pontos de ultrapassagem com certeza Alonso e Webber teriam dado mais trabalho ou melhor teriam ultrapassado seus adversários e dado um tempero a mais na disputa. Se não fosse a última prova do campeonato seria mais uma prova monótona como todas as que são realizadas em circuitos desenhados pelo Sr. Tilke.

“Circuito” que também deve estar na lista negra de Alonso que tentou, tentou e não consegui passar o piloto da Renault Petrov. Aliás o comportamento de Alonso um pouco remete ao de Schumacher que quando voltou a F1 no começo do ano todos diziam que dominaria a creche que a F1 se transformou nos últimos anos. Decepcionou e por várias e ótimas vezes levou uma lavada do seu companheiro de equipe Rosberg e de quem tivesse um carro melhor ou mais talento.

bebe-chorandoEnquanto o outro tem que saber perder…

Assim com Schumy, Alonso também pensou que poderia passar meio mundo na última prova e se ferrou. Não passou o Russo e no final como um suburbano valentão que não sabe perder foi tirar satisfação com o jovem piloto. Se é tão bom por que não passou?

Mesmo eu sempre tendo uma queda pela Ferrari torci para que o espanhol não ganhasse o título deste ano. Alonso nunca foi um poço de honestidade mais reclamar de que Massa estava lento no GP da Alemanha foi o fim. Se ele quer correr sozinho sugiro comprar o GTR2 e escolher apenas 1 carro por corrida assim pode vencer todas sem ter que ultrapassar ninguém.

O verdadeiro merecedor do título com certeza seria Webber. Os erros do australiano foram mínimos neste ano e com certeza foi o mais constante desde o começo do campeonato. Se continuar na RBR é meu favorito para 2011, se não pode ter sido a última vez que foi postulante ao título.

Talvez o termo “campeão” tenha suas variáveis. Se fosse assim campeões como Button, Hamilton e principalmente Alonso e Schumacher teriam tirado leite de pedra com seus carros deficitários e fariam a diferença entre as fortes RBR desde o começo do ano. Talvez Alonso tenha sido o único que no final do campeonato tenha feito uma diferença. Pena que o jogo de equipe porco da Ferrari tinha estragado seu talento.

Dos brasileiros talvez a maior decepção tenha sido Massa. Não podemos culpar seu fraco desempenho por causa do acidente do ano passado em que todos diziam que as sequelas ainda estavam por vir. Se o pequeno teve um fraco desempenho foi por conta da sua equipe Ferrari. Gosto de Massa mais a política suja da equipe matou o que o brasileiro tinha e acredito que tem de melhor a vontade de ganhar. Torço e muito para Massa o ano que vem ter um carro mais eficiente pois equipe competente eu já não sei…

Rubinho mostrou que é um ótimo acertador de carros. Pena que a Williams não teve um carro de ponta para este ano. A promessa da mesma utilizar motores Porsche para os próximos anos empolgaria qualquer um e seria mais uma oportunidade de Rubens despontar.

Para Senna e Digrassi resta torcer para terem uma melhor equipe para 2011. São dois bons meninos mas que merecem um carro mais competitivo. As vezes me pergunto se não valeu mais para Senna ter ficado na LMS esse ano.

A FIA já divulgou o calendário para 2011 com um total de 20 provas. Antes de torcer pela quantidade máxima de eventos vale lembrar que destas 30% são provas promovidas em circuitos do nosso amigo Tilke. Com exceção da etapa da Turquia em que ele acertou a mão as outras provas são dispensáveis. Abaixo um pequeno “guia” com o que vale e não vale a pena assistir. De resto é esperar e torcer para 2011 ser tão bom ou melhor do que 2010 sem jogo de equipe é claro.

Circuito
Vale a pena?
13/3 – Bahrein
Não
27/3 – Austrália
Sim
10/4 – Malásia
Não
17/4 – China
Não
8/5 – Turquia
Sim
22/5 – Espanha
Sim
29/5 – Mônaco
Sim
12/6 – Canadá
Sim
26/6 – Europa
Sim
10/7 – Inglaterra
Sim
24/7 – Alemanha
Não
31/7 – Hungria
Sim
28/8 – Bélgica
Sim
11/9 – Itália
Sim
25/9 – Cingapura
Não
9/10 – Japão
Sim
16/10 – Coreia
Não
30/10 – Índia
Não
13/11 – Abu abi  

 27/11 – Brasil
Sim

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.