Eurointernational e AF Corse vencem primeira corrida do Road to Le Mans
A primeira bateria de 55 minutos do Road to Le Mans, aconteceu nesta quinta-feira, 14, no circuito de Le Mans na França. A vitória tanto na classe LMP3, quanto na GT3 foram dos detentores da pole.
Mikkel Jensen e Kay Van Berlo venceram com o Ligier #11 da Eurointernational, enquanto Pierguiseppe Perazzini e Marco Cioci, fizeram o mesmo com a Ferrari #71 da equipe AF Corse.
Grid contou com 50 inscritos
A corrida começou sob céu nublado, mas em uma pista seca, com 50 carros inscritos. Mikkel Jensen manteve a liderança, seguido por Scott Andrews no Norma #9 Cool Racing. Seguindo os dois ponteiros o Ligier #2 da Ecurie Ecosse de James Littlejohn, acabou batendo e abandonando a prova na chicane Forza. Na classe GT3 Pierguiseppe Perazzini liderou a classe com a Ferrari #54 da Spirit of Race, seguido por Sergio Pianezzola no #8 da Kessel Racing. Na volta 5, Pianezzola assumiu a liderança. Foi neste momento que a Ferrari #71 fou para os boxes.
Entre os LMP3, Jensen estava sob imensa pressão do australiano Scott Andrews, mas o dinamarquês manteve a calma, entrando nos pits para entregar o #11 ao companheiro, Kay Van Berlo na liderança. Depois que os pit stops foram completados, Van Berlo tinha uma grande vantagem para o Norma #1 da DKR Engineering Norma, de Dan Polley, enquanto o Norma #9 da Cool Racing de Gerald Kraut estava na quarta posição.
Sean Rayhall, ao volante do # 33 da United Autosports, superou três carros na 8ª volta para se posicionar em terceiro lugar antes de perseguir Polley para ficar em segundo lugar duas voltas mais tarde.
A Ferrari #8 da Kessel Ferrari, agora com Giacomo Piccini ao volante, mantinha uma confortável vantagem para Marco Cioci na Ferrari #71. No entanto, a corrida de Piccini foi por terra, após um stop & de 30 segundos, por não ter respeitado a velocidade sob “slow zone”. Assim Cioci assumiu a liderança da prova, com Piccini voltando à pista em segundo lugar, mas 46 segundos atrás da Ferrari #71.
Assim o #11 venceu na classe LMP3 com uma vantagem de 19 segundos para o #33 da United Autosports Ligier. Completando o pódio o Norma #3 da DKR Engineering. O pódio na GT3 teve a Ferrari #71 da AF Corse, 46,7 segundos à frente da Ferrari #8 da Kessel Racing. Foi também da Kessel o terceiro lugar com a Ferrari #77.