bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Estreia do novo Toyota GT3 no FIA WEC deve ficar para 2027

O aguardado modelo GT3 da Toyota dificilmente fará sua estreia no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) em 2026. A expectativa agora é que o carro de última geração entre oficialmente em competições internacionais apenas em 2027, prolongando a utilização do atual Lexus RC F GT3 por mais uma temporada.

Nesse sentido, o protótipo, considerado um dos lançamentos mais esperados do automobilismo recente, já foi flagrado em testes com pintura camuflada no Japão, Europa e América do Norte. Em julho, o carro fez sua primeira aparição pública no Goodwood Festival of Speed, apresentado como “Toyota GT Concept”, em versões de rua e de corrida. Desde então, porém, a fabricante japonesa não divulgou novas informações sobre o projeto.

Planos alternativos antes da estreia oficial

Apesar da indefinição no WEC e no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, existe a possibilidade de o novo Toyota GT3 competir em eventos pontuais antes de 2027. A marca estuda uma participação nas 24 Horas de Nürburgring com a equipe Toyota Gazoo Rookie Racing (TG-RR), além de possíveis corridas na Super Taikyu, no Japão. Nenhum desses compromissos exigiria homologação prévia do carro.

Aliás, a Toyota já sinalizou interesse em disputar a vitória geral em Nordschleife. Além disso, após alinhar em 2025 um GR Yaris DAT e um GR Supra GT4 EVO2 com apoio oficial. Como preparação, o campeão do SUPER GT, Sho Tsuboi, conquistou recentemente sua “permissão A” para competir na lendária pista alemã. Reforçando os planos da marca para 2026.

Regulamentos e estratégia de marca

No WEC, os regulamentos não permitem a troca de modelo no meio da temporada. O que obrigaria a Toyota a manter o Lexus RC F GT3 até a etapa de abertura de 2026, no Catar. Já no IMSA e na classe GT300 do SUPER GT, mudanças de modelo são permitidas durante o campeonato. O que abre caminho para uma introdução mais flexível.

Inicialmente, acreditava-se que o novo GT3 estará sob a marca Lexus. No entanto, os planos evoluíram: o modelo será Toyota na maioria dos mercados, mantendo a nomenclatura Lexus apenas na América do Norte.