Diversos componentes mecânicos foram confiscados de cinco equipes da classe Hypercar do Mundial de Endurance, além da equipe Inter Europol Competition, para inspeção pós-corrida das 24 Horas de Le Mans
Inicialmente, um relatório dos delegados técnicos divulgado na segunda-feira, 12, os resultados finais de Le Mans estão sujeitos a “verificações finais das peças coletadas no evento” dos seis carros.
De acordo com o relatório, as peças foram retiradas do #2 da Chip Ganassi Racing Cadillac V-Series.R, #5 Penske Porsche 963, #8 Toyota GR010 Hybrid, # 51 AF Corse Ferrari 499P, #93 Peugeot 9X8 e o #34 da Inter Europol Competition.
Leia também:
Além disso, o LMP2 da Inter Europol Competition, que cruzou a linha de chegada em primeiro lugar nas mãos de Albert Costa, Fabio Scherer e Jakub Smiechowski. Assim, foi o único carro LMP2 a ter peças apreendidas. Nenhum carro da classe GTE-Am, participou da inspeção.
Aliás, segundo informações do site Sportscar365, o carro da Europol permaneceu na baia de verificação por horas, com uma grande parte do carro desmontada. A FIA ainda não anunciou as conclusões.
Preocupação após as 24 Horas de Le Mans
“Como parte do processo de inspeção técnica, peças de vários carros foram de fato coletadas e seladas para verificações adicionais de conformidade com os regulamentos técnicos nas condições mais ideais e usando as melhores ferramentas disponíveis”, disse um porta-voz da FIA ao Sportscar365. Como parte do processo, os resultados das investigações serão divulgados aos Comissários pelos Delegados Técnicos da FIA e do ACO.
“A equidade esportiva e a conformidade técnica estão no centro das atenções da FIA e da ACO. Assim, como órgãos reguladores do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.”
Por fim, um porta-voz da Inter Europol Competition, por sua vez, forneceu a seguinte declaração ao Sportscar365.
“Ganhar Le Mans é muito especial”, dizia o comunicado. “O Oreca #34 funcionou como um sonho e agora está passando por verificações pós-corrida para garantir que esteja dentro das regras.
“Temos 100% de certeza de que está em conformidade com todas as regras e regulamentos”, explicou.