Entrevista com Yoshiaki Kinoshita da TMG
Que a Toyota está investindo pesado no endurance ninguém duvida e retorno para este tipo de esporte nem sempre é alcançado. Em entrevista o diretor esportivo da montadora Yoshiaki Kinoshita revela os planos da montadora no esporte a motor e uma possível volta ao WRC em 2014.
P. Quais são os planos da montadora a médio prazo?
R. Esperamos estar prontos em 2014 (para o WRC), mas precisamos da aprovação da Toyota Motor Company (TMC).Negociamos um número de pontos com a FIA porque o nosso Yaris de três portas é inferior a 3,9 metros e o regulamento indica que ele deve ter um pouco mais de 3,9 metros. É necessário negociar com a FIA e todos os fabricantes envolvidos no WRC. Eles aceitaram, é por isso que o nosso Yaris de três portas está registrado no Grupo A. Nós já começamos os estudos orçamentários do Yaris.
P. Qual é o programa do TS030 Híbrido?
R. Atualmente não podemos fazer um projeto único. O futuro é desconhecido, mas precisamos de tempo para preparar-se para Le Mans, porque eu não sei como será em 2014 porque eu não estou satisfeito com este novo regulamento.Estamos tendo reuniões com a FIA e Audi para que eles saibam por que não estou satisfeito com este novo regulamento.
P. O problema é a diferença entre a gasolina e o Diesel, Aonde o acordo com a Audi tem uma vantagem. A eficiência de um motor a gasolina é de cerca de 38% sabendo que a Toyota planeja aumentar para 41,5% em dois anos.
R. Mais de 40% ou acima de 41,5%, é um sonho que ninguém pode alcançar. Para o diesel e 42,5%, eles estão sofrendo por 22 anos. Parece que a janela é aberta, mas é muito pequeno não podemos fazer nada. O objetivo do diesel deve ser cerca de 45%,
P. com base nisso que posição a TMG pretende tomar?
R. Ninguém pode saber a situação económica futura e talvez possamos fazer os dois programas simultaneamente. Se a situação for desfavorável, é possível que nós não poderíamos até mesmo fazer nenhum.
Enquanto a FIA e ACO não definirem essa novela de equivalência tanto a Toyota quanto outras montadoras que estão interessadas no endurance ficaram nessa expectativa. E tempo no desenvolvimento de um carro é mais do que importante.
Ja fui ate a favor de abolição do motor diesel. Sei que esses motores sao eficientes e ajudam a desenvolver tecnologia para os carros de rua, mas estao matando Le mans!! Hj sou favoravel sim a uma diminuição drastica na potencia dos carros a diesel, eles devem ser menos potentes que os proprios carros a gasolina afim de compensar o enorme torque e baixo consumo!