bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Endurance Brasil volta a Santa Cruz do Sul com clima de decisão

Um dos palcos mais queridos pelos pilotos brasileiros está de volta ao calendário do Endurance Brasil: é o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS). Neste fim de semana, o circuito gaúcho recebe a sétima e penúltima etapa da temporada 2025 do show dos carros mais rápidos do país. Será a primeira corrida da categoria em solo santa-cruzense desde 2022 e a primeira grande prova nacional de carros de competição após a reinauguração da pista, ocorrida no último mês de setembro.

A volta do Endurance ao Vale do Rio Pardo não poderia ser em momento mais propício: além da revitalização do autódromo, a categoria vive momentos de decisão, com quatro dos cinco títulos em disputa ainda indefinidos. Até aqui, o único troféu que tem destino certo é o da classe GT3: com seis vitórias em seis provas até aqui, o Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Marçal Müller já garantiu, por antecipação, o tricampeonato da categoria para a Stuttgart Motorsport.

Os detalhes do Endurance Brasil

Até aqui, a temporada está sendo marcada pelo equilíbrio. Em cada prova, há 150 pontos em jogo. Na classificação geral, este número é maior do que a diferença dos líderes Gaetano di Mauro/Arthur Pavie (Ligier JS P320/BTZ Motorsport) para a dupla Sarin Carlesso/Matheus Morgatto (AJR/JLM Racing), que vem de vitória na última etapa e está na oitava colocação. Porém, Di Mauro/Pavie também lideram na classe dos protótipos (P1), enquanto Jacques Quartiero/Alan Hellmeister estão na ponta da tabela da categoria GT4. Além disso, Flávio Abrunhoza está na liderança do Troféu Legends, que engloba os competidores de todas as categorias, desde que com idade mínima de 55 anos.

Ainda que a programação seja iniciada oficialmente apenas na quinta-feira (30) e a corrida seja disputada no sábado (1º), muitas equipes aproveitaram para realizar testes privados na pista nos dias que antecedem o fim de semana.

“Estamos muito felizes de voltar a Santa Cruz do Sul”, destacou o presidente da Associação de Pilotos de Endurance (APE), Marco Pisani. “Contudo, é um circuito aplaudido de forma unânime pelos pilotos e que recebeu a revitalização que merecia. Estamos otimistas para apresentar um grande show ao público local, que é apaixonado, bem como apresentar novidades benéficas para a categoria”, frisou.

Ingressos à venda

Aliás, os ingressos para a etapa de Santa Cruz do Sul, nas modalidades Arquibancada e Camarote, custam a partir de R$ 10 (arquibancadas). Além de R$ 190 (camarotes) e estão à venda no site da DiskIngressos. Todos os bilhetes garantem estacionamento grátis no autódromo e visitação aos boxes na manhã do dia da corrida. Que terá quatro horas de duração e largada às 11h30 do sábado.

Por fim, a prova terá transmissão ao vivo pelo canal oficial de YouTube do Endurance Brasil, com narração de Geferson Kern, comentários de Bruno Império e reportagens de Juliana Marques. Na modalidade FastTV, a transmissão ao vivo ocorre pelo canal Acelerados, enquanto a RedeTV! exibirá programa especial com os melhores momentos da prova, no fim de semana seguinte à realização da corrida.

Confira a programação da etapa do Endurance Brasil em Santa Cruz do Sul:

01 de Novembro de 2025 – Sábado

09h00 às 09h30 Warm Up

09h30 às 10h00 Horário Promocional e Visitação aos boxes

11h00 Abertura de box

11h10 Fechamento de box

11h15 Hino Nacional Brasileiro

11h25 Placa de 5 minutos

11h30 Largada – Quatro Horas de Santa Cruz do Sul

15h40 Cerimônia de Pódio