bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
ELMS – Esteban Masson garante a pole na classe LMP2 para a VDS Panis Racing em Silverstone

No retorno do circuito britânico ao calendário da European Le Mans Series (ELMS) pela primeira vez desde 2019, a VDS Panis Racing brilhou na classificação das 4 Horas de Silverstone. O líder do campeonato, Esteban Masson, conquistou a primeira pole position da temporada na classe LMP2, consolidando o domínio da equipe desde os treinos livres. O treino ocorreu neste sábado, 13.

Masson confirma favoritismo na LMP2

Com uma volta em 1:42.343, ao volante do Oreca 07-Gibson #48, que divide com Charles Milesi e Oliver Gray, o protegido da Toyota assegurou a pole e garantiu um ponto extra no campeonato. O resultado ampliou a vantagem da VDS Panis Racing para 21 pontos na classificação.

Tempos do qualy

O italiano Matteo Cairoli (Iron Lynx-Proton, #9) foi o rival mais próximo, ficando a 0,361s do líder. O britânico Nick Yelloly, correndo em casa, terminou em terceiro pela Inter Europol Competition, seguido por Théo Pourchaire (Algarve Pro Racing), que assegurou o quarto lugar.

O brasileiro Enzo Fittipaldi levou a CLX Motorsport ao quinto posto, à frente de Roy Nissany (Duqueine). Ben Hanley (United Autosports) superou Filipe Albuquerque (Nielsen Racing) e fechou o top-7.

Pro-Am: decisão apertada

Porém, na divisão Pro-Am da LMP2, a emoção foi até os últimos instantes. O americano PJ Hyett (AO Racing) superou Giorgio Roda (Proton Competition) por apenas 0,017s, repetindo o feito da abertura da temporada em Paul Ricard.

Roda chegou a liderar com 1:45.335, mas Hyett virou 1:45.318 para assegurar a segunda pole do ano. Rodrigo Sales (TDS Racing) foi o terceiro, seguido por John Falb (Nielsen Racing), Giorgios Kolovos (DKR Engineering) e Daniel Schneider (United Autosports).

LMP3: Peebles quebra domínio da CLX

Na LMP3, o australiano Griffin Peebles (WTM by Rinaldi Motorsport) encerrou a sequência perfeita da CLX Motorsport em poles. Com 1:53.038 em seu Duqueine D09-Toyota, Peebles superou Gillian Henrion (RLR M Sport) por 0,276s, após cruzar a linha já com a bandeira quadriculada.

Nesse sentido, o líder do campeonato, Theodor Jensen (CLX Ligier), não conseguiu repetir as performances anteriores e ficou em terceiro, seguido por Ian Aguilera (Eurointernational). Rik Koen (Team Virage) e Marius Fossard (Racing Spirit of LeMan) completaram os seis primeiros.

LMGT3: Celia Martin brilha com a Iron Dames

Aliás, a classificação da LMGT3 também foi decidida no fim. Celia Martin conquistou a primeira pole da temporada para a Iron Dames em condições de pista úmida, mas em rápida evolução.

Com uma volta de 2:11.819, Martin superou Martin Berry (Iron Lynx Mercedes-AMG GT3 Evo), que não conseguiu melhorar no fim, garantindo uma diferença de 0,965s. O japonês Takeshi Kimura (Kessel Racing Ferrari 296) completou o top-3, à frente de Clément Mateu (Racing Spirit of LeMan Aston Martin).

Michael Birch (United Autosports McLaren 720S Evo) e Andrew Gilbert (Kessel Ferrari) fecharam o top-6.

O resultado coroou um dia histórico para a Iron Dames, já que Vanina Ickx também havia garantido a pole para a equipe na Michelin Le Mans Cup. Por fim, a etapa do ELMS de Silverstone ocorrerá neste domingo, 14, às 07h35, pelo canal do Grande Prêmio no YouTube.