ELMS 2014–Possíveis equipes da classe LMP2
A European Le Mans Series teve altos e baixos nos últimos anos. Do cancelamento de provas em 2012 a uma “nova vida” em 2013 com equipes se reestruturando e provas com menos horas de duração, seguindo os moldes da extinta ALMS. Deu certo e para 2014 os prognósticos são favoráveis a um ano bom. As provas terão um aumento de 3 para 4 horas de duração e a quantidade de equipes e fabricantes será considerável. O site Endurance.Info fez um apanhado das equipes que devem competir este ano.
Sete equipes competiram na temporada 2013, e esse número deverá ultrapassar dez este ano. A temporada de 2014 vai ver nada menos que cinco chassis diferente (Oreca, Morgan, Zytek, Tiga, HPD, além da Oreca Alpine). Além disso, um sexto chassi poderia correr no final da temporada como preparação para 2015.
Defendendo seu título, os campeões da classe LMP2 a equipe Signatech-Alpine é esperada com seu A450. Além da série europeia a equipe é esperada no mundial de Endurance. Seus principais adversários a TDS Racing, deve continuar com seu Oreca 03, e por enquanto o único piloto confirmado é Pierre Thiriet
A Jota Sport já anunciou a sua intenção de retornar com o seu Zytek Z11SN Nissan, com o piloto Simon Dolan confirmado, já Oliver Turvey, deve ser visto no FIA WEC, embora o ELMS também está seus planos, principalmente a confirmação por parte de patrocínios.Um segundo Zytek-Nissan também poderia estar no grid pelas mãos da Greaves Motorsport. Jacob Greaves dono da equipe está estudando esta possível volta.
A Murphy Prototypes planeja continuar o seu programa com o Oreca 03, mas sem Brendon Hartley, que se tornou um piloto da Porsche em seu programa LMP1. Jonathan Hirschi, que dirigiu em algumas corridas com a equipe irlandesa no ano passado, poderia continuar na equipe. Com mais garantias de volta a belga Boutsen Ginon Racing também espera voltar com o seu Oreca 03. A equipe liderada Laine Olivier tem como objetivo alinhar durante toda a temporada.
Já a Race Performance experimentou altos e baixos em 2013, mas Michel Frey dono da equipe já declarou que os problemas foram superados. O suíço revelou que está trabalhando em um programa com dois carros, sendo um deles em dupla com gentleman drives.
A única equipe que competiu com chassi Morgan 2013, Morand Racing já confirmou sua participação porém sem revelar pilotos. Christian Klien, que pilotou nas últimas etapas deve ser um dos escolhidos.
Haverá pelo menos um segundo chassis OnRoak Automotive adquirido pela Pegasus Racing confirmou esta semana que vai alinhar um Morgan-Nissan para Julien Schell, Niki Leutwiler e um terceiro a ser confirmado.
Woodard Racing Organisaton optou por comprar um novo HPD ARX-03b, que terá Johnny Mowlem como um dos pilotos confirmados. A equipe liderada Daniel Woodard irá partilhar o carro entre o ELMS e a Asian Le Mans Series.
Depois de tomar um ano sabático na classe, Sebastien Loeb Racing voltar com o seu Oreca 03. Vários pilotos realizaram testes em Navarra na Espanha com Leo Thomas, Sacha Bottemanne, Kevin Estre, Jean-Karl Vernay, Andi Zuber e Oliver Webb.
A grande novidade para 2014 será a Tiga LM214, com base no WFR-01 da equipe Embassy Racing. O modelo é criação de Mike Newto
Já a classe LMPC que será substituída pela LMP3 em 2015, até o momento não tem nenhuma equipe confirmada.