bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Do contra: Sean Creech Motorsport alinha o único Ligier JS P217 na IMSA

A equipe Sean Creech Motorsport está apreciando sua posição como “azarão” da classe LMP2 ao colocar em campo o único Ligier JS P217, indo contra um mar de Orecas 07 no IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

Além disso, até esta temporada, a equipe tinha um Ligier JS P320 na classe LMP3. Os pilotos serão João Barbosa e Lance Willsey.

“Surgiu a oportunidade de dirigir o Ligier”, disse Barbosa ao Sportscar365. “Lance cuidou de tudo, a Ligier teve um grande apoio para apoiar este carro nesta mudança para LMP2.

“Não queríamos ser apenas mais um. É um grande desafio. No passado, havia uma razão pela qual todos iam para a ORECA, então estamos tentando recuperar o atraso com anos de dados que a ORECA possui e que nós não temos”, explicou. 

“Estamos tentando preencher o máximo que podemos do programa nestes dois dias [no teste de Daytona sancionado pela IMSA].”

Experiência com o Ligier

Aliás, Barbosa e Willsey foram acompanhados pelos pilotos de F3 Jonny Edgar e Filip Ugran ao volante do Ligier durante os dois dias de testes desta semana, que marcou a primeira vez que a IMSA pôde comparar diretamente o desempenho entre os dois carros na configuração atual.

Tanto o Oreca quanto o Ligier estão rodando com os mesmos níveis de peso e potência, com Barbosa minimizando qualquer possível mudança no equilíbrio de desempenho.

“Assim, não esperamos nenhum BoP”, disse ele. “É o que é. O carro P2 é uma classe específica”. 

“Nosso principal objetivo é acumular milhas nas próximas semanas e estar pronto para o Roar e chegar ao Roar em um lugar muito melhor”. 

Ele acrescentou: “O progresso ocorreu. Às vezes perdemos um pouco de tempo fazendo alterações para entender o carro”. 

“Tivemos um teste muito bom em Sebring há algumas semanas. Ficamos muito felizes”.

“Nesta pista de Daytona com baixo downforce, estamos lutando para deixar o carro um pouco mais feliz. É por isso que estamos fazendo grandes mudanças mecânicas para ver o que funciona e que direção precisa seguir com o baixo downforce. Tivemos um feedback muito positivo por enquanto. É bom”. 

Ligier no caminho certo

Equipe terá um desafio extra com os Orecas. (Foto: Divulgação)

Aliás, Barbosa elogiou o nível de apoio do construtor francês, que, em parte graças à SCM, permaneceu no paddock do Campeonato WeatherTech em tempo integral, apesar do fim da classe LMP3 em 2024.

“A Ligier está ajudando de todas as maneiras que pode, o que é um ótimo parceiro para se ter”, disse ele.

“Será um duelo comparado a todos os outros combates da Oreca. Definitivamente somos os azarões, mas acho que pode ser uma temporada muito emocionante para nós”.

“É bom ser o azarão, com certeza. Gosto desta parte de desenvolver o carro novamente e ver onde ele pode chegar”, disse. 

“A equipe tem feito um ótimo trabalho. O carro da Ligier tem sido muito forte em termos de confiabilidade; estávamos apenas cantarolando voltas e mais voltas e ver o que quebraria ou não.

“Assim, nossa expectativa em Daytona é ter uma corrida limpa, livre de problemas e ver aonde isso nos leva”, finalizou.