DKR Engineering vence a temporada 2023 do Asian Le Mans Series
A equipe DKR Engineering dos pilotos de Charlie Eastwood, Ayhancan Guven e Salih Yoluc conquistou o título da temporada 2023 do Asian Le Mans Series, neste domingo, 19, no circuito de Abu Dhabi.
A parte final da corrida foi a mais conturbada. As equipes Inter Europol Competition e Cool Racing abriram caminho para a DKR com sede em Luxemburgo conquistar sua primeira vitória na corrida LMP2 e garantir o campeonato para receber um convite para as 24 Horas de Le Mans, em julho.
Eastwood recebeu a bandeira quadriculada 1,9 segundos à frente de Neel Jani no Oreca da equipe 99 Racing, que também foi pilotado por Nikita Mazepin e o pole position Ahmad Al Harthy.
A princípio, a DKR inesperadamente passou para a liderança faltando 15 minutos para o final. Quando o Oreca da Inter Europol desacelerou com uma suspeita de problema na caixa de câmbio. Além disso, a Cool recebeu uma penalidade stop-go por reduzir o tempo mínimo em um de seus pit-stops obrigatórios de 100 segundos.
Ao correr em terceiro, Eastwood já estava na posição de vencedor do título, embora uma ultrapassagem de Jani tenha mudado a situação do campeonato, o que significa que os dramas da Inter Europol e da Cool Racing aliviaram significativamente a pressão sobre o DKR.
Outras equipes da classe LMP2
Além disso, a dupla Cool de Malthe Jakobsen e Alexandre Coigny terminou em terceiro na corrida e em segundo nos pontos. Após a penalidade final de seu carro. A Algarve Pro Racing foi quarto, à frente dos carros da equipe United Autosports.
O carro #22 da United liderou a hora de abertura, com Paul Di Resta. Assim, Di Resta desenvolveu uma vantagem de cerca de 40 segundos sobre o piloto da Inter Europol, Christian Bogle, com Al Harthy em terceiro e Yoluc em quarto.
O ímpeto então mudou na direção do #43 da Inter Europol quando Charles Crews ultrapassou o co-piloto de Di Resta, Jim McGuire, na última curva na segunda hora. Entretanto, no meio daquela hora, a corrida foi interrompida por seu único período de Full Course Yellow depois que Belen Garcia girou na curva 9 e colidiu com um competidor da classe LMP3.
Crews permaneceu na liderança geral após o FCY e sua rodada de pit stops associada, com Mazepin apenas seis segundos atrás e Guven próximo em terceiro. Mazepin pisou no freio para passar por Crews na curva 5 antes de estabelecer uma vantagem de 16 segundos na frente do pelotão, enquanto Guven subiu para segundo.
No entanto, a Inter Europol voltou à frente quando Nolan Siegel trocou por Crews, quando o piloto americano ultrapassou Mazepin na longa reta final, apesar de uma defesa agressiva do ex-piloto de Fórmula 1.
A Inter Europol manteve a liderança após seu pit stop final. Enquanto Cool saltou à frente de DKR, que então saltou para a liderança quando os carros à sua frente encontraram seus problemas.
Classe LMP3
A Graff Racing venceu provisoriamente a MV2S Racing pelo título da classe LMP3. Depois que as duas equipes terminaram a temporada de quatro corridas empatadas.
A MV2S seguia rumo ao campeonato até um minuto e meio do fim, quando o piloto da Cool Racing Marcos Siebert ultrapassou Jerome de Sadeleer.
Isso colocou o MV2S e a equipe Graff vencedora da corrida de Xavier Lloveras, Fabrice Rossello e François Heriau com 73 pontos cada. No entanto, o título foi na direção de Graff porque seu Ligier #8 alcançou mais segundos lugares do que o MV2S ao longo da temporada.
Walkenhorst conquista o título da classe GT3 com a BMW
Nicky Catsburg, Chandler Hull e Thomas Merrill conquistaram ao título da classe GT3 para a equipe Walkenhorst Motorsport. O time completou um recorde de pódio de 100% na temporada ao terminar em segundo.
Catsburg inicialmente parecia ter conquistado a vitória da corrida quando o Mercedes-AMG GT3 Evo #7 da Haupt Racing Team entrou para um pit stop tardio apenas com combustível. No entanto, o Walkenhorst BMW M4 GT3 também precisou parar.
Quando Catsburg entrou para o serviço rápido de seu carro, Luca Stolz da HRT continuou ao lado de Al Faisal Al Zubair e Martin Konrad. No entanto, não foi o suficiente para a HRT conquistar o título, já que Walkenhorst já tinha uma vantagem saudável. Após uma varredura nas corridas do Autódromo de Dubai no último fim de semana.
As equipes GetSpeed Performance e HubAuto Racing terminaram em terceiro e quarto, com a equipe da Lamborghini Leipert Motorsport completando os cinco primeiros.