bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Discutida a possível inclusão da Classe Hypercar no Asian Le Mans Series

A Asian Le Mans Series poderá receber a classe Hypercar no futuro, segundo revelou Pierre Fillon, presidente da ACO, em uma coletiva de imprensa em Le Mans. Atualmente, os carros com especificações LMH e LMDh são exclusivos do Campeonato Mundial de Endurance da FIA e do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar. No entanto, Fillon indicou que há discussões em andamento para expandir a categoria para a série asiática.

“Isso é algo que estamos pensando”, afirmou Fillon. “É muito desafiador porque, para dirigir um hipercarro, é preciso uma grande equipe. Mas é algo em que estamos trabalhando para o futuro, embora ainda não tenha sido concretizado.”

A expansão ocorre em meio à recente decisão da FIA, ACO e IMSA de estender os regulamentos conjuntos de primeira classe no WEC e no WeatherTech SportsCar Championship até 2029. Questionado pela Sportscar365 sobre um cronograma potencial para a inclusão dos Hypercars na série asiática, Fillon respondeu: “O mais rápido possível”, embora tenha descartado a implementação para a temporada 2024-25, que continuará com as classes LMP2, LMP3 e GT3.

Classe exclusiva

Fillon destacou que, se a classe for adicionada na Ásia, será reservada exclusivamente para equipes privadas. Atualmente, a Porsche é a única fabricante que oferece carros LMDh para venda a clientes, embora outras, como a BMW, possam considerar essa possibilidade no futuro.

“Estamos discutindo com [os fabricantes] para ver como podemos gerenciar isso”, disse Fillon. “Mas é apenas um conceito neste momento.”

Caso a plataforma seja adicionada à série asiática, Fillon enfatizou que não há planos para que a classe Hypercar seja elegível na European Le Mans Series. “No ELMS, a categoria principal é LMP2 e vai continuar assim”, afirmou. “A European Le Mans Series é um campeonato continental. Temos o WEC, temos Le Mans com os Hypercars. Então não precisamos de Hypercars no ELMS. Na Ásia, é diferente. Os times asiáticos gostam de correr com grandes marcas, então achamos que podemos atrair mais times asiáticos, apenas times clientes. É apenas um pensamento neste momento.”

Pareticipação de Hypercars no Asian Le Mans divide opiniões

Porsche conquista a pole para as 24 Horas de Le Mans
Porche não quer correr sozinha. (Foto: Porsche)

Os fabricantes de hipercarros tiveram reações mistas à proposta de Fillon. Thomas Laudenbach, chefe da Porsche Motorsport, adotou uma abordagem cautelosa: “Se eles fizerem isso, ficaremos felizes se o 963 correr lá, sim. Mas, honestamente, se for para os clientes, é uma série de uma só marca agora”, disse ele. Quando questionado sobre a presença de clientes capazes na região para operar o 963, Laudenbach respondeu: “Talvez um ou dois. Acho que na Ásia isso significaria um apoio maior nos primeiros anos para garantir que os carros sejam bem manuseados e tenham sucesso.”

Laudenbach enfatizou que outros fabricantes precisariam disponibilizar seus carros aos clientes para que a Porsche aderisse ao conceito. “Se houver uma competição e outros decidirem fazê-lo, ficaremos felizes em participar por meio dos clientes”, concluiu.

Andreas Roos, diretor da BMW M Motorsport, acredita que é “muito cedo” para adicionar a classe à série asiática e admitiu que a ACO nem sequer abordou a BMW sobre o conceito. “Os carros ainda são muito complicados e complexos para serem usados ​​em um campeonato como o Asian Le Mans”, disse ele ao Sportscar365. “Talvez em dois ou três anos possamos discutir algo assim, mas no momento, vejo os carros como muito complexos para vários campeonatos.”

Rob Leupen, diretor da equipe Toyota Gazoo Racing, também expressou surpresa: “É a primeira vez que ouço isso. Não tenho reação. Não sei o quão grande é a série na Ásia ou quais competidores estão envolvidos.”