Desclassificações marcaram etapa belga do Michelin Le Mans Cup
A penúltima da temporada 2019 do Michelin Le Mans Cup disputado na manhã deste sábado, 21, no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, teve mais emoções fora da pista do que nas duas horas de disputa.
A direção da prova desclassificou os três primeiros colocados da classe LMP3, o Norma M30 #39 da equipe Graff, #2 da Nielsen Racing e #3 da DKR Engineering. As punições aconteceram pelo mesmo motivo: “seus parafusos de fixação da caixa de proteção (M8 25 mm) não estão em conformidade com o formulário de homologação”, dizia o comunicado oficial.
Um representante da equipe Graff, confirmou que a equipe não assinou a decisão dos comissários, por achar desproporcional a punição. “Teria sido muito mais justo impor uma penalidade dirigida à equipe, por exemplo, uma multa, do que penalizar diretamente os pilotos, que são clientes dessa equipe e deste campeonato, por uma questão que não estava sob seu controle”, explicou.
Com a alteração dos resultados, a equipe Lanan Racing, dos pilotos Duncan Tappy e Mike Benham, herdaram a vitória, e lideram o campeonato com 91 pontos. A equipe DKR segunda segunda posição com sete pontos a menos.
Tony Wells e Colin Noble, da Nielsen Racing, estão na terceira posição com 61 pontos, matematicamente fora da briga pelo título.
Na classe GT3 a vitória ficou com a Ferrari #8 da Kessel Racing, dos pilotos Giacomo Piccini e Sérgio Pianezzola. Piccini foi o responsável por terminar a prova e chegou à frente do Aston Martin #99 da Beechdean AMR dos pilotos Ross Gunn e Andrew Howard. A Ferrari #51 da Spirit of Race completou o pódio em terceiro.
A próxima etapa acontece no dia 27 de outubro no circuito de Portimão, em Portugal.