bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Cool Racing vence em Portimão; AO by TF conquista o título do ELMS

A equipe Cool Racing encerrou a temporada da European Le Mans Series (ELMS) com vitória no Autódromo Internacional do Algarve, enquanto a AO by TF garantiu o título ao terminar na segunda posição. A corrida ocorreu neste sábado, 19, em Portugal. Os pilotos do Oreca 07 #37, composta por Lorenzo Fluxa, Malthe Jakobsen e Ritomo Miyata, tornou-se a primeira a vencer duas vezes na classe LMP2 nesta temporada.

Jakobsen defendeu com sucesso a liderança diante do Oreca #14 da AO by TF, pilotado por Jonny Edgar, Robert Kubica e Louis Deletraz. Mesmo com a vitória da Cool Racing, o time britânico da AO by TF conquistou o campeonato da classe ao manter-se à frente do carro #43 da Inter Europol Competition.

Resultado final 

Contudo, a vitória da Cool Racing foi consolidada após o Oreca #22 da United Autosports, conduzido por Marino Sato, receber uma penalidade de drivethrough na terceira hora da corrida, após um contato com o carro #65 da Panis Racing. Com a punição, o Oreca #37 assumiu a liderança, que manteve até o final da prova.

O pódio geral foi completado pelo Oreca #47 da Cool Racing, pilotado por Carl Bennett, Ferdinand Habsburg e Frederik Vesti, seguido pelos dois carros da Inter Europol Competition, que terminaram em quarto e quinto. Já o Oreca #23 da United Autosports finalizou em sexto, à frente do Oreca #30 da Duqueine Team.

AF Corse conquista título na LMP2 Pro-Am no ELMS

AO Racing conquista título na classe LMP2. (Foto: Oreca)

Na categoria LMP2 Pro-Am, a AF Corse assegurou o título da temporada após uma emocionante disputa na última volta. A vitória na corrida ficou com a Proton Competition, que ultrapassou a Algarve Pro Racing na reta final. Bent Viscaal, Giorgio Roda e Rene Binder conquistaram a primeira vitória da temporada ao superar o Oreca #20 da Algarve Pro. Pilotado por Kriton Lentoudis, Alex Quinn e Richard Bradley.

Quinn tentou economizar combustível para garantir o título à Algarve Pro Racing, mas Viscaal fez a ultrapassagem decisiva pouco antes da bandeira final. Com isso, Francois Perrodo, Alessio Rovera e Matthieu Vaxiviere, da AF Corse, sagraram-se campeões ao terminar em quarto na classe.

Vaxiviere foi crucial ao ultrapassar Mathias Beche, do TDS Oreca #29, o que permitiu à AF Corse assegurar o título, especialmente após Viscaal superar Quinn.

RLR M Sport e Iron Lynx vencem títulos na LMP3 e LMGT3

A RLR M Sport e a Iron Lynx encerraram a temporada com vitórias na LMP3 e LMGT3, respectivamente no ELMS. Na LMP3, Miguel Cristovao e Manuel Espirito Santo, da Cool Racing, venceram com uma vantagem de 10,685 segundos sobre o Ligier JS P320 Nissan #15 da RLR M Sport. Pilotado por Michael Jensen, Nick Adcock e Gael Julien. Julien foi decisivo ao ultrapassar adversários na última hora, garantindo o título para sua equipe.

Além disso, na LMGT3, a Iron Lynx protagonizou uma reviravolta na corrida final. A bordo do Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #63, Andrea Caldarelli fez uma ultrapassagem na última curva sobre o Porsche 911 GT3 R da Iron Dames, pilotado por Michelle Gatting. Conquistando a vitória e o título para sua equipe, ao lado de Hiroshi Hamaguchi e Axcil Jefferies.

O resultado foi uma surpresa, já que Iron Lynx e Iron Dames chegaram à final em posições distantes da liderança. No entanto, os problemas enfrentados pela Kessel Racing e pela Racing Spirit of Leman permitiram a ascensão das duas equipes. Caldarelli superou Gatting na última curva para garantir o campeonato. Enquanto a equipe Proton Competition completou o pódio com Claudio Schiavoni, Matteo Cressoni e Julien Andlauer.