A Ferrari apresentou no último sábado, 29, o 499P, protótipo LMDH que disputará o Mundial de Endurance e a IMSA. A fabricante italiana revelou o protótipo em seu evento Finali Mondiali em Imola. A Ferrari 499P, que foi desenvolvida internamente em Maranello, representará a primeira a primeira participação do fabricante nas 24 Horas de Le Mans em 50 anos,
O carro é equipado com um motor V6 turbo de 3 litros posicionado na parte central traseira e um sistema de recuperação de energia do eixo dianteiro de 200 kW, permitindo a tração nas quatro rodas a uma velocidade definida pelo BoP do WEC. Além disso, o trem de força também inclui uma bateria de 900 volts e uma transmissão Xtrac de sete velocidades.
Nesse sentido o nome vem da soma da cilindrada de quase 3.000 cc dividida pelo número de cilindros, enquanto o ‘P’ representa uma designação tradicionalmente dada aos protótipos esportivos do fabricante. Conforme anunciado anteriormente, a equipe de fábrica da Ferrari AF Corse executará dois 499Ps na classe Hypercar do WEC e Le Mans, enquanto os pilotos ainda não foram confirmados.
“O 499 P nos traz de volta para competir pela vitória absoluta na série WEC”, disse o presidente executivo da Ferrari, John Elkann.
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“Quando decidimos nos comprometer com este projeto, enveredamos por um caminho de inovação e desenvolvimento, fiel à nossa tradição que vê a pista como o terreno ideal para ultrapassar os limites das soluções tecnológicas de ponta; soluções que com o tempo serão transferidas para nossos carros de estrada”.
“Entramos neste desafio com humildade, mas conscientes de uma história que nos levou a mais de 20 títulos mundiais de resistência e nove vitórias gerais nas 24 Horas de Le Mans.”
Mais detalhes da Ferrari 499P
Contudo, a Ferrari também apresentou a pintura de corrida do novo carro. Ela será de base vermelha e as linhas amarelas que lembram o esquema de cores da Ferrari 312PB. Vencedora do Campeonato Mundial de Carros Esportivos de 1972. Que também foi o último protótipo esportivo da empresa construído em Maranello.
Os dois Ferrari 499Ps na campanha do WEC do ano que vem competirão como #50 e #51.
Assim, o primeiro refere-se ao 50º aniversário da participação mais recente da Ferrari no topo das corridas de carros esportivos. Enquanto o último é um número que a Ferrari usou nos últimos anos para suas entradas oficiais na classe WEC GTE-Pro. Além de outras grandes corridas de GT.
“O 499P é um sonho tornado realidade”, disse o diretor de corridas de carros esportivos da Ferrari, Antonello Coletta, cujo departamento Attivita Sportive GT liderou o desenvolvimento do veículo.
“Hoje é um momento importante para todas as pessoas que trabalharam tanto neste projeto nos últimos dois anos.
“Queríamos homenagear nossa história, com muitas referências, grandes e pequenas, a um passado feito de sucessos e títulos. No entanto, fazemos isso olhando para o futuro, criando um manifesto do nosso compromisso com o Campeonato Mundial de Endurance”.
All the angles 😍 Rolling out at #FerrariFM2022 🙌#FerrariHypercar #WEC #Ferrari499P pic.twitter.com/lyqiSvAhft
— Ferrari Hypercar (@FerrariHypercar) October 30, 2022
“O 499P é um protótipo que é decididamente Ferrari. No sentido mais amplo do termo, e nos dá uma enorme emoção finalmente mostrá-lo aos nossos clientes e aos muitos entusiastas da marca.”
Um desafio inédito
Nesse sentido, o diretor técnico Ferdinando Cannizzo, responsável pela Ferrari GT Track Car Development, acrescentou: “Para toda a equipe e para mim, este é um momento realmente emocionante”.
“Sabemos que temos uma grande responsabilidade. Projetamos e projetamos um carro totalmente novo e particularmente complexo em todos os aspectos”.
“Esse desafio sem precedentes motivou todos a [uma] colaboração abrangente e compartilhada envolvendo todos os departamentos de nossa empresa e nossos parceiros técnicos”, disse.
Por fim, a Ferrari 499P é elegível para a classe GTP do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Mas o fabricante atualmente só está confirmado para correr no WEC.