Como a Porsche venceu o Mundial de Endurance
![Como a Porsche venceu o Mundial de Endurance](https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2015/11/M15_4233.jpg)
![Planejamento e estratégia. As armas da Porsche. (Foto: Porsche AG)](https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2015/11/M15_4233.jpg)
É notório que a Alemanha é atual potencia do automobilismo. Seja com a Porsche e Audi no Endurance ou a Mercedes na F1, a metodologia, os processos e o estudo fazem da engenharia Alemã uma das mais importantes do mundo.
A Porsche causou surpresa quando anunciou que voltaria de forma oficial as competições de Endurance, principalmente por fazer parte do grupo VW aonde a Audi sua irmã já dominava a categoria a muitos anos.
A VW estaria jogando dinheiro fora, já que Audi e Porsche seriam concorrentes diretos? Enquanto a Audi aposta em motores diesel, a Porsche foi com um motor V4 a gasolina. Além dos sistemas híbridos destintos a metodologia da marca foi um diferencial que culminou com o título do WEC em 2015. Abaixo a cronologia de como o 919 chegou lá.
Final de 2011
Começa o recrutamento do corpo técnico para o programa LMP1. Fritz Enzinger chefe do programa e mais 5 funcionários.
2012
Um prédio de escritórios e oficina são construídos. Timo Bernhard e Romain Dumas são anunciados como os primeiros pilotos.
12/06/2013
Primeiras voltas do 919 Hybrid na pista de testes da marca em Weissach com Timo Bernhard ao volante.
![Pintura em zebra um das marcas da Porsche nos primeiros momentos do 919. (Foto: Porsche AG)](https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2015/11/T8R8174_layout.jpg)
2013
Testes em várias pistas ao redor do mundo são realizados. Números surpreendem. Ao todo 1.053 pits stops são feitos. Pilotos como Neel Jani , Mark Webber , Brendon Hartley e Marc Lieb são anunciados. A equipe de Fritz Enzinger cresce para 230 pessoas . Alexander Hitzinger é Diretor Técnico, Andreas Seidl se torna Team Principal.
Fevereiro de 2014
Os pilotos são definidos por carro: Bernhard / Hartley / Webber e Dumas / Jani / Lieb .
04/03/2914
Apresentação do Porsche 919 Hybrid e 911 RSR no Salão Internacional do Automóvel em Genebra.
![Lançamento do 919 e 911 durante o salão de Genebra em 2014. (Foto: Porsche AG)](https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2015/11/P14_0156.jpg)
20/04/2014
Pódio na corrida de estreia em Silverstone: Bernhard / Hartley / Webber chegam em terceiro.
02/05/2014
Primeira pole position na segunda corrida em Spa-Francorchamps: Jani / Lieb são os mais rápidos.
15/06/2014
24 horas de Le Mans : Marc Lieb cruza a linha em 11º lugar geral. Menos de duas horas antes, o LMP estava em quarto quando ele teve que ir aos boxes para reparos devido a um problema da caixa de velocidades. Quase ao mesmo tempo Mark Webber, em segundo na corrida , teve de desistir devido a uma falha do motor. Ambos os 919 Hybrid tiveram problemas no inicio da prova. #14 combustível e o #20 suspensão.
12/10/2014
Em Fuji Mark Webber define a volta mais rápida.
15/11/2014
Pela primeira vez os dois carros chegam ao pódio no Bahrain com Dumas / Jani / Lieb em segundo a frente de Bernhard / Hartley / Webber.
![Primeira vitória da equipe em Interlagos em 2014 com Dumas / Jani / Lieb. (Foto: Porsche AG)](https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2015/11/M14_5755.jpg)
25/11/2014
O anúncio de um terceiro Porsche 919 para as etapas de Spa e Le Mans em 2015 .
Novembro 2014
Porsche assina contato com Nico Hulkenberg para conduzir o terceiro carro em Spa e Le Mans em 2015 .
29/11/2014
Pela primeira vez os dois LMP1 largam na frente na etapa de Interlagos do WEC. Bernhard / Webber conseguem alcançar a quarta pole position para o 919 Hybrid.
30/11/2014
Em São Paulo Dumas / Jani / Lieb conseguem a primeira vitória para o 919. É o sexto pódio na temporada de estreia e um sucesso em circunstâncias dramáticas, porque Mark Webber sofre um acidente faltando 30 minutos para o término da prova. Apesar do susto o piloto nao sobre ferimentos graves.
15/12/2014
Primeiras voltas da versão 2015 do 919 em Weissach com Marc Lieb ao volante.
05/02/2015
Em Paris Porsche anuncia Earl Bamber e Nick Tandy que irão completar a tripulação do terceiro carro da marca em SPA e Le Mans.
![Porsche apresenta em Paul Ricard seus três carros para Le Mans. (Foto: Porsche AG)](https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2015/11/M15_0217.jpg)
26/03/2015
Apresentação da segunda geração do Porsche 919 em Paul Ricard .
12/04/2015
Em Silverstone os dois 919 largam na primeira fila. A pole vai para Bernhard / Hartley / Webber que não completam a prova. Dumas / Jani / Lieb chegam em segundo.
05/02/2015
Em Spa , pela primeira vez os três 919 estão competindo. Nos treinos classificatórios os três carros acabam largando nas primeiras posições. Na corrida o #18 chega em segundo, #17 em terceiro e os estreantes Bamber / Hülkenberg / Tandy terminam em sexto .
![Porsche conquista a 17º vitória em Le Mans. (Foto: Porsche AG)](https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2015/11/M15_1987.jpg)
10/06/2015
Neel Jani bate o recorde de tempo durante a qualificação para Le Mans com o tempo de 3:16.887 que já durava 7 anos. Bernhard ficar na segunda posição.
11/06/2015
Na segunda qualificação, à noite Tandy fica com o terceiro tempo.
14/06/2015
Bamber / Hülkenberg / Tandy conquistam a 17º vitória para a Porsche em Le Mans. Bernhard / Hartley / Webber chegam em segundo. Dumas / Jani / Lieb terminam na quinta posição. Com o resultado a equipe lidera o campeonato de construtores.
30/08/2015
A primeira etapa do WEC na Alemanha dá mais uma vitória para a Porsche com dobradinha. Bernhard / Hartley / Webber ganha à frente de Dumas / Jani / Lieb. Um novo pacote aerodinâmico é o responsável pela vitória.
![Título vem no segundo ano de participação no WEC. (Foto: Porsche AG)](https://bongasat.com.br/wp-content/uploads/2015/11/M15_5262.jpg)
19/09/2015
Em Austin, mais uma vez, os vencedores são Bernhard / Hartley / Webber. Na qualificação conquistaram o segundo lugar. Dumas / Jani / Lieb que marcaram a pole chegam somente na quinta posição após problemas eletrônicos.
11/10/2015
Apesar das condições meteorológicas difíceis, em Fuji a terceira dobradinha no ano com Bernhard / Hartley / Webber à frente de Dumas / Jani / Lieb. Esta também tinha sido suas posições no grid, mas no final da corrida uma troca de posições estratégicas permitem Bernhard / Hartley / Webber assumir a liderança no campeonato de pilotos por um ponto.
01/11/2015
Com uma corrida ainda, a Porsche conquistou o título de construtores em 2015. Em Xangai Bernhard / Hartley / Webber conquistam a quarta vitória na temporada com Dumas / Jani / Lieb, em segundo.
Desde sua estreia em 2014, o 919 competiu em 15 corridas, conquistou 11 poles, seis vitórias, quatro dobradinhas e quatro voltas mais rápidas.
Doze títulos de construtores em campeonatos de Endurance na história.
1964 , 1969 , 1970 , 1971 , 1976 , 1978 , 1979 , 1982 , 1983 , 1984 , 1985 , 1986,