CLX Motorsport domina abertura da Le Mans Cup marcada por grave acidente em Barcelona

A temporada 2025 da Michelin Le Mans Cup teve início com uma corrida dramática neste sábado (5) no Circuito de Barcelona-Catalunha, marcada por inúmeros incidentes e uma grave batida envolvendo a piloto Marta Garcia, que levou à interrupção da prova por bandeira vermelha.
Os Ligier JS P325 #97 e #87 da CLX Motorsport cruzaram a linha de chegada em formação, garantindo uma dobradinha para a equipe suíça após a relargada com 22 minutos restantes no relógio. O atual campeão David Droux dividiu a vitória com Pierre-Alexander Provost, enquanto o companheiro de equipe Cedric Oltramare também celebrou o bom início de temporada.
“Este ano será difícil, mas este é um começo muito bom. Conseguimos fazer um bom pit stop, e isso ajudou”, afirmou Droux após a corrida.
Acidente marcou abertura do Michelin Le Mans Cup em Barcelona
Além disso, o momento mais tenso da prova aconteceu na segunda hora, quando Marta Garcia, das Iron Dames, sofreu um forte acidente ao ser atingida por trás pela Ferrari #51 da AF Corse, pilotada por Eliseo Donno. O impacto lançou o Porsche de Garcia para fora da pista na Curva 10. Contudo, o carro colidiu violentamente com as barreiras e retornou ao traçado em chamas, espalhando detritos e pneus.
Apesar da gravidade do acidente, Garcia saiu consciente e foi encaminhada ao hospital para exames preventivos. “Ela está consciente e passando por todos os exames necessários”, informou a equipe Iron Dames em comunicado.
Após 27 minutos, a corrida recomeçou. A Forestier Racing by VPS garantiu o terceiro lugar mesmo com uma penalidade de 10 segundos por cruzar a linha branca na entrada dos boxes. Romain Favre manteve a posição graças à confortável vantagem para os adversários.
A equipe 23Events Racing também se destacou. Apesar de um incidente logo na largada, quando Lena Buhler foi tocada na Curva 2 por Hugo Schwarze, a equipe se recuperou após cair para a última posição. Ou seja, Matteo Quintarelli levou o carro ao quarto lugar, à frente do #86 da R-ace GP, garantindo que um Duqueine D09 figurasse entre os cinco primeiros.
Porém, Schwarze, que largou em segundo com o #85 da R-ace GP, recebeu um drive-through pela colisão inicial. Seu companheiro de equipe, Hadrien David, terminou em oitavo.
As demais classes em Barcelona
Na estreia da nova classe LMP3 Pro/Am, a Rinaldi Racing brilhou com uma dobradinha, liderada pelos Ligiers #66 e #71. Fraser Ross chegou a liderar com o carro da GG Classics, sendo superado por Griffin Peebles e Felipe Fernandez-Laser, que selaram um início perfeito para a equipe alemã. A GG Classics completou o pódio da categoria.
Já na GT3, a vitória foi Ferrari #33 da Kessel Racing após punição ao carro #51 da AF Corse. Eliseo Donno, protagonista do acidente com Garcia, recebeu uma penalidade de stop-and-go nos minutos finais, caindo do primeiro para o sexto lugar.
Aliás, a Code Racing Development conquistou o segundo lugar com seu Aston Martin Vantage #11, enquanto o Ferrari #17 da Kessel garantiu um pódio duplo para a equipe suíça. O Biogas Ferrari, que figurava entre os líderes, recebeu uma infração nos boxes e caiu para o quinto lugar.
Ao final da corrida, diversos incidentes ainda estavam sob investigação, e os resultados permanecem provisórios. A próxima etapa da Michelin Le Mans Cup está marcada para o dia 3 de maio, em Paul Ricard, na França.