O Mundial de Endurance confirmou oficialmente nesta sexta-feira, 09, que a classe LMP2 não fará mais parte do WEC, em 2024. Assim, a série terá duas classes: Hypercar e LMGT3.
Além disso,isso deve-se ao aumento da classe de hipercarros e ao forte interesse nos GT3, que está substituindo os GTE-Am, e no contexto de um grid máximo de 38 carros na série.
A classe LMP2 continuará a fazer parte da European Le Mans Series, Asian Le Mans Series e IMSA WeatherTech SportsCar Championship, bem como das 24 Horas de Le Mans, que fazem parte da temporada do WEC.
Leia também:
O Serão 15 lugares no grid de Le Mans para os LMP2.
A classe LMP2 no WEC
A categoria está no WEC desde a temporada inaugural de 2012 e sua saída, juntamente com a do GTE-Am, fará com que nenhuma das classes originais permaneça ativa em tempo integral na próxima temporada. O LMP1 foi substituído pelo Hypercar em 2021 e o GTE-Pro em 2022.
Nas primeiras cinco temporadas do WEC, o LMP2 teve uma ampla gama de construtores e fornecedores de motores. Enquanto os carros podiam ser construídos com designs de cockpit aberto ou fechado.
No entanto, a partir de 2017, tudo mudou, e adotou-se apenas quatro fabricantes e o motor Gibson. Por fim, o Oreca 07 emergiu como o chassi de escolha durante a era Gibson. Ganhando todos os títulos do WEC desde 2017 até o momento e, eventualmente, assumindo as classes LMP2 em todo o mundo.