“Classe GTC” fará parte da etapa e Xangai do Asian Le Mans Series
Com a desistência da Audi e Porsche para a temporada 2009 da finada American Le Mans Series, os dirigentes do campeonato de endurance americano, ousaram e encheram o grid com carros da Porsche 911 GT3 Cup. A classe foi chamada de “GTC”. Deu certo. As corridas ficaram mais interessantes e várias equipes acabaram migrando para classes superiores.
A receita vai se repetir na abertura da temporada 2018/2019 do Asian Le Mans Cup. Os organizadores da série asiática revelaram nesta quarta-feira, 21, que quatro equipes que competem na Porsche Cup Asia, estarão disputando a prova de quatro horas de duração.
Para o diretor da Asian Le Mans Series, Cyrille Taesch, a nova classe, dará aos pilotos a oportunidade de competir em uma prova sob a chancela da ACO. “Isso permitirá aos pilotos da Porsche Carrera Cup Asia descobrirem corridas de resistência”.
“A Porsche tem uma longa história com a ACO e estamos muito satisfeitos em estender o relacionamento para esta região”, disse Taesch. “Estamos entusiasmados por poder oferecer às equipes e pilotos da Porsche Carrera Cup Asia a oportunidade de correr em uma corrida de resistência contra o forte grid Asian Le Mans Series, em sua região natal.”
“A categoria GT é importante para a nossa Série e para a filosofia da ACO. Estamos ansiosos para ver os carros da Porsche 911 GT3 Cup adicionando à empolgante corrida na pista.”
Até o momento quatro equipes foram confirmadas: Earl Bamber Motorsports, OpenRoad Racing, EKS Motorsports e Modena Motorsports.
O time homônimo de Earl Bamber, duas vezes vencedor do Le Mans, terá um um carro para Graeme Dowsett e Jeffrey Chiang, enquanto o EKS Motorsports Porsche será pilotado por Daniel Lu, Li Jai Qi e Bao Jinlong.
A Modena Motorsports escolheu Benny Simonsen e Philippe Descombes. A OpenRoad Racing tem confirmado por enquanto apenas Francis Tija.
“Temos o prazer de oferecer esta oportunidade única para os nossos clientes da Porsche correrem como parte da corrida de resistência de 4 horas da Asian Le Mans Series com seus Porsche 911 GT3 Cup”, disse Alexandre Gibot, diretor da Porsche Motorsport Asia-Pacific.
“Esperamos que este seja o começo de um programa de corrida crescente para nossos clientes da Porsche na plataforma ACO em toda a região da Ásia-Pacífico.”