Christian Ried encerra a sua carreira no WEC
Tudo tem um final. Para o diretor da equipe Proton Competition, Christian Ried, uma etapa da sua carreira encerrou neste sábado, 04, no Mundial de Endurance, nas 8 Horas do Bahrein.
Ried competiu em 85 corridas consecutivas na WEC, um recorde. Isso lhe rendeu 13 vitórias em classes, incluindo uma vitória em Le Mans em 2018, além de 52 corridas ELMS consecutivas.
Isso inclui vitórias no Campeonato em 2020 e 2022. Ried conquistou 28 vitórias em corridas em carros da Porsches GT2 e/ou GTE, além de duas vitórias na Asian Le Mans Series em Porsches GT3.
“Com as pressões crescentes para executar os novos programas (Hypercar e GTP com Porsche e com Ford com GT3 – mais LMP2 e Carrera Cup Deutschland), além do fato de que este é o fim do GTE, uma classe que adorei, isso parece como o momento certo para parar de dirigir”, disse ele ao site Daily Sportcar.
Longe das pistas, dentro dos boxes. Ried, de 44 anos, permanecerá como chefe da Proton Competition, com seu irmão Michael, liderando a equipe técnica.
Christian Ried e sua carreira além do WEC
Aliás, Christian começou em 1996 com uma estreia no agora extinto Campeonato Global GT. Ele correu por muitos anos ao lado de seu pai, Gerold Ried, no Campeonato FIA GT, antes de a equipe mudar para as regras da ACO.
Assim, correu com corridas de endurance, inicialmente na classe GTE-Pro e Am, antes da equipe de fábrica retornar para assumir a classe Pro. Além disso, Ried tem outra responsabilidade em sua nova função: Cuidar da carreira dos filhos.
“Sim, isso também está demorando, como deveria”, continuou ele. “Quero ter certeza de que eles estão devidamente focados e seguros, é claro. É bom que a história da família continue.
Por fim, Ried fez parte da equipe vencedora na corrida de abertura do FIA WEC da classe GTE Am em 2012, uma temporada em que a equipe dominou, mas onde não houve título de Campeonato de Pilotos.